X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Gestão do objetivo de partos para conseguir uma idade e peso do leitão óptimos ao desmame (II): bandas de 2 semanas

Ao haver mais tempo entre cobrições, a dispersão de cobrições é mais drástica em explorações que funcionam em bandas superiores a uma semana...

A dispersão de cobrições descrita no artigo anterior ainda é mais drástica em explorações que funcionam em bandas superiores a uma semana. Ao haver mais tempo entre cobrições, também há mais tempo para aparecerem porcas descolocadas e os problemas gerados por elas são ainda maiores.

A pior situação é encontrada com as explorações que impõem uma rotação de 4 semanas nas salas de parto (MEB de 2 e de 4 semanas) porque obrigam a desmamar aos 21 dias no máximo.

V

Como vemos, actualmente, o problema é ainda mais grave que com bandas semanais.

As cobrições na 2ª, 3ª e 4ª da semana de cobrições → serão partos na 4ª, 5ª e 6ª → desmames a 20, 21 e 22 dias.

As cobrições a partir de 5ª de semana de cobrições até 5ª da semana de desmames→ partos de Sábado a 5ª da semana de desmames→ desmames entre 19 e 13 dias.

As cobrições a partir de 5ª de semana de desmames já podem entrar no lote seguinte → partos no Domingo, mas limitando o tempo de vazio sanitário das salas.

Exemplo: objectivo 50 partos / 2 semanas


Imaginemos uma exploração com 10 salas de 10 lugares e um objetivo de 50 partos cada 2 semanas.
Se for cumprido este objectivo de partos, as porcas serão desmamadas, no máximo, com 21 dias, mas tal como vimos, seguramente teremos entre 10-20% de desmames com menos de 20 dias e inclusive alguns com apenas 14 dias.


O típico funcionamento deste sistema seria destinar sempre as mesmas salas aos lotes pares e as mesmas aos ímpares:

· Lote 1: nas salas 1 a 5
· Lote 2: nas salas 6 a 10
· Lote 3: nas salas 1 a 5
· Lote 4: nas salas 6 a 10
· Lote 5: nas salas 1 a 5
· Lote 6: nas salas 6 a 10
·

Novamente, uma boa opção para evitar estes desmames precoces seria descer o objetivo de partos e ir rodando ao longo das 10 salas de forma contínua, sem deixar espaços vazios. Desta forma geraremos salas suplementares da mesma forma que o faríamos com as bandas semanais.

Exemplo: 45 partos / 2 semanas

(descemos o objectivo em 10%)

Imaginemos que começamos a entrar numa maternidade totalmente vazia. A situação ficaria da seguinte forma:
Lote 1 (amarelo): o grosso da banda (porcas cobertas na semana de cobrições) entra na sala 1, 2, 3 e 4.
As 5 porcas mais atrasadas do lote (aproximadamente 10%) ocupam uma metade da sala 5. A outra metade da sala fica, de momento, vazia.


Lote 2 (vermelho): acaba de preencher a sala 5 e as salas 6, 7, 8 e 9. Na sala 9 devem ficar as porcas do lote que parirão mais tarde (as cobertas entre bandas).



Para entrar o lote 3 (verde), o lote amarelo deve ser desmamado aos 21 dias.
O grosso das 40 porcas cobertas na semana de cobrições do lote verde entra na sala 10, 1, 2 e 3. Em metade da sala 4 são colocadas, aproximadamente, 10% das porcas mais atrasadas.

→ As porcas mais atrasadas do lote 1 (amarelo) não são desmamadas e permanecem na sala 5. Serão desmamadas com o lote seguinte (aos 28-32 dias). Como já vimos no artigo anterior, nestas porcas podem ser colocados os pequenos e atrasados do grosso do lote. Também servirão para fazer de mães adoptivas para avançar com o excesso de leitões dos partos do lote vermelho.

Desta forma é conseguida uma idade mínima ao destete de 20 dias, com algumas porcas sendo desmamadas com até 32 dias.

i

O lote 4 (cinzento) acaba de preencher a sala 4, toda a sala 5, 6, 7 e 8. Toda a sala 9 permanece disponível para deixar porcas com pouco tempo de lactação e leitões pequenos. Desta sala poderiam ser apenas desmamadas as porcas que interessem.



O lote 5 (amarelo) entra em toda a sala 9, 10, 1, 2 e metade da sala 3. A sala 3 deverá ser esvaziada totalmente para respeitar o tudo dentro- tudo fora, pelo que ficarão lugares vazios após o lote amarelo ter entrado.
Meia sala 4 fica disponível para deixar as porcas atrasadas do lote.



O lote 6 (vermelho) entra em metade da sala 3 e na 4, 5, 6 e 7. Novamente, temos uma sala inteira para prolongar a lactação de porcas e leitões do lote cinzento.



O lote 7 (verde) entra na sala 8, 9, 10, 11 e metade da 1. Agora só fica meia sala 3 para deixar porcas com lactação curta.



Como se pode ver, descendo o objectivo de partos em 10% numa exploração com 10 salas de maternidade, consegue-se uma vez meia sala suplementar (aproximadamente para 10% das porcas descolocadas do lote) e a vez seguinte uma sala inteira (espaço para mais ou menos 20% das porcas).

Vantagens:
Praticamente não seriam desmamadas porcas com menos de 21 dias de lactação, sempre que não haja um excesso de porcas entre lotes devido, por exemplo, a que as cobrições de nulíparas não sejam programadas com altrenogest, a uma má entrada em cio de porcas desmamadas ou a um excesso de repetições.

Este espaço extra também pode ser aproveitado para prolongar a lactação das ninhadas de leitões nascidos pequenos e dos que se atrasam durante a lactação.

Facilita enormemente a tarefa de fazer mães adoptivas, algo que quando se procura o máximo objectivo de partos possível em bandas de 2 semanas, representa um grande problema.

O tamanho do leitão desmamado fica muito homogeneizado: 80-90% dos leitões bons são desmamados com 21 dias, o resto (os maus) são desmamados com mais tempo.

Pode permitir que explorações que não poderiam impor rotações de 4 semanas na sua maternidade devido a um número de lugares de gestação limitado, agora o possam fazer ao ter reduzido o objectivo de partos.

É um sistema aplicável a outros tipos de MEB, ainda que ganhe interesse em sistemas com rotações de salas de maternidade de 4 semanas (bandas de 2 e 4 semanas).

Inconvenientes:


O grande factor limitante deste sistema é que são necessárias maternidades com muitas salas para poder manter um correcto maneio tudo dentro – tudo fora. No exemplo, contámos com uma parideira com 10 salas, algo bastante anormal em explorações pequenas ou intermédias (como são as que habitualmente funcionam em bandas superiores a uma semana). Com 8 salas também pode funcionar, mas quando se disponham de menos salas, será necessário aumentar a percentagem de redução da taxa de partos para poder gerar espaço extra suficiente que permita realizar vazios sanitários completos.

Deve ser tido em conta que quanto mais for reduzido o objetivo de partos, menor interesse vai tendo o facto de funcionar em bandas de 2 semanas. Por exemplo, se o objetivo de partos for reduzido 20% para se enquadrar neste sistema, seguramente será melhor funcionar em bandas de 3-2 semanas, procurando o limite da capacidade da parideira. Haverão praticamente as mesmas porcas desmamando o grosso do lote aos 28 dias.



Conclusão


De facto, como no caso das bandas semanais, novamente não se acrescenta nada novo. Este conceito já tinha sido posto em práctica ao destinar certas salas suplementares em explorações que funcionam em bandas superiores a uma semana. A diferença está em que estas salas extra eram sempre as mesmas e em muitas ocasiões acaba-se não cumprindo o maneio tudo dentro – tudo fora.

Com este novo planeamento, a sala suplementar é diferente em cada banda e é sempre respeitado o seu vazio sanitário. Isto consegue-se entrando as porcas a parir por ordem estricta e sem deixar espaços vazios quando termina uma banda e começa a seguinte.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista