A Alemanha é o principal produtor europeu de suíno, mas também é o principal importador. Ainda que as suas exportações também tenham crescido, o saldo entre exportações e importações passou a ser positivo a partir de 2007.
Gráfico 1. Evolução do comércio exterior de produtos suínos na Alemanha entre 2002-2011. DataUE. Anual. Julho 2012.
O principal produto importado é a carne fresca e refrigerada. Em 2011 representou 47 % das importações alemãs. Também são de destacar os números de entrada de animais vivos no país, tanto de porcos para abate como de leitões, que triplicaram nos últimos dez anos. Entre ambas as partes supuseram 36 % das importações.
Gráfico 2. Importações alemãs de produtos suínos no ano 2011, em ton. DataUE. Anual. Julho 2012.
Praticamente todas as importações de produtos suínos procedem da UE e principalmente da Holanda, Dinamarca e Bélgica, que representaram 83 % do volume de importações de produtos suínos. Os países de origem das importações variam muito em função dos produtos, como se pode ver no gráfico seguinte . A origem de animais vivos está dominada pela Holanda e Dinamarca enquanto que a da carne fresca é um pouco mais variada.
Gráfico 3. Origem das importações de produtos suínos para a Alemanha durante 2011, em ton. DataUE. Anual. Novembro 2012.
Análisis de comercio exterior - Observatori del porcí (DAAM). Febrero 2013. Grup Gestió Porcina, UdL, España.