Como em anos anteriores, perguntamos aos nossos utilizadores qual seria o preço médio da carne de porco em 2022. No período de 23 de Fevereiro a 23 de Março, um total de 831 utilizadores de 62 países responderam à pergunta: "Qual crê que será o preço médio do porco para abate no seu país em 2022?"
No ano passado comentamos que foi um ano cheio de incertezas causadas principalmente pela pandemia do COVID-19 e pelas restrições que isso implicou e implica a nível internacional. Este ano é ainda mais incerto e com muitas dificuldades em prever ou intuir com segurança o que acontecerá com os preços da carne de porco. Infelizmente, a invasão russa da Ucrânia e o actual cenário de guerra geram uma grave volatilidade no mercado e uma forte subida dos preços das matérias-primas. Há que ter em conta que a Ucrânia é um grande exportador, especialmente de milho, cevada, trigo e oleaginosas. Além do mercado de matérias-primas para a produção de rações, os mercados globais de fertilizantes e energia também foram afectados.
O gráfico a seguir mostra os resultados dos países com mais respostas. O intervalo e a mediana da previsão de preço esperado são mostrados para cada país, bem como o preço médio real durante 2020 e 2021.
Se analisarmos as previsões dos nossos utilizadores, no caso da Europa, na maioria dos países analisados, espera-se que o preço médio dos porcos para abate seja muito semelhante ao dos anos anteriores e em alguns países (França, Itália, Roménia e Bélgica) é previsto um preço mais elevado do que no ano anterior.
No caso dos países da América, a tendência muda, e os preços são mais díspares se os compararmos com anos anteriores ou mesmo com outros países do mesmo continente. anos anteriores. A Argentina, Colômbia e México esperam preços mais altos que em anos anteriores (2020 e 2021), ao contrário do Brasil, em que se espera que os preços não se alterem em relação ao ano passado e o Chile, que espera que o preço do porco diminua relativamente a anos anteriores. No caso concreto da Argentina, as previsões, influenciadas pela inflacção existente no país, são sempre superiores aos preços reais do ano anterior.
Se olharmos para o caso da China, prevê-se que o preço da carne de porco este ano seja significativamente muito mais baixo, em grande parte devido à recuperação da produção após o grave impacto que a PSA causou no país.
Por fim, agradecer a todos os utilizadores 333 que responderam a este inquérito. Muito obrigado!