Foi-nos solicitado o desenho do que seriam as instalações "ideais" para limpeza dos camiões de transporte de animais. Foram levados em consideração o procedimento em si e a biossegurança
A instalação possui padrões máximos, mas cada empresa pode estabelecer qual seria o design que atenda aos seus custos e necessidades.
Também foi tido em consideração o cumprimento dos critérios mínimos para um centro de limpeza e desinfecção de veículos dedicados ao transporte rodoviário de animais.
É uma instalação com entrada e saída independente, com fluxo sempre em frente e com a premissa de que há pessoal especializado em cada área para realizar os diferentes procedimentos. A instalação divide-se em 3 zonas: zona onde se realiza a limpeza ou zona suja (a vermelho), zona de validação do processo de limpeza (a cinzento) e zona de desinfecção ou zona limpa (a verde).
Foram também considerados o fluxo do camião, o fluxo do pessoal da instalação e o fluxo do condutor que deve mover o camião de uma zona para a outra. Devido aos tempos necessários para os diferentes trabalhos e ao fluxo da instalação, podem ser duplicadas ou triplicadas as zonas de limpeza relativamente às zona/s de desinfecção.
Há duas zonas de serviços, uma na zona de limpeza e outra na zona de desinfecção com zonas de espera, duche e mudança de roupa tanto para o pessoal como para o condutor.
A parte interna da cabine é limpa e desinfectada na zona de desinfecção, excepto os tapetes e elementos móveis que serão removidos para a área suja para limpeza e desinfecção e que não voltarão a entrar no veículo até à sua partida, uma vez terminado todo o processo.
Pontos da instalação
1. Zona de espera dos camiões “sujos” na entrada da instalação.
2. Zona de limpeza ou zona suja:
- antes da limpeza, um robot com água quente encarrega-se da parte de baixo do camião (importante no caso de que haja lodo ou neve) e retirar o material mais grosseiro da parte de baixo;
- fluxo de condutores depois de deixar estacionado o transporte nesta zona - deverão passar pela recepção e têm uma zona habilitada para descanso ou saída para o exterior;
- fluxo do pessoal de limpeza: todo o pessoal tem acesso à instalação por uma zona independente onde não há cruzamentos com os condutores do transporte, com vestiários para mudança total de roupa e duche de saída, estando em comunicação com a sala de descanso e com o armazém onde estão guardados os equipamentos de protecção individual (EPI's) necessários para o seu trabalho (botas, fatos de borracha, macacos, óculos, luvas e máscaras);
- realiza-se a retirada de sólidos que pode ser manual ou com mangueira de baixa pressão e alto fluxo;
- retiram-se as almofadas e elementos móveis para limpeza e desinfecção numa zona exterior e ser levados posteriormente à zona de saída para a sua recolha;
- esta zona estará equipada com mangueira de baixa pressão, mas alto fluxo, dispensador de detergente e mangueira com água quente e alta pressão, de qualquer forma terá uma plataforma, na parte lateral,que permita uma correcta limpeza da parte superior do camião;
- nesta zona há aspirador para a limpeza da cabine;
- é importante que o pavimento desta zona tenha a inclinação adequada (2%-3%) para recolher as águas de limpeza, assim como de dispor de um bom sistema de iluminação.
3. Zona intermédia ou zona cinzenta:
- uma vez terminada a limpeza, o condutor volta a passar pela recepção e subirá à cabine para deslocar o veículo para a zona intermédia, nesta zona o condutor não descerá da cabine;
- será realizada a inspecção visual ou com câmara do estado do veículo para poder aceder à zona de desinfecção ou zona limpa, sendo o pessoal da zona limpa o encarregue da inspecção, de modo a evitar que sejam os mesmos colaboradores que limparam o camião;
- se a inspecção dá como resultado o OK, o camião passará pelo arco de desinfecção, pela desinfecção da parte de baixo e acederá à zona limpa, caso contrário regressará para a zona de limpeza para fazer as correcções necessárias;
- nesta zona está a entrada e vestuários do pessoal que trabalhará na zona intermédia e na zona limpa, a entrada será feita através de duche "seco", será necessária mudança completa de roupa e calçado à entrada e saída;
- o pavimento desta zona também terá uma inclinação de 2-3% para permitir que o camião vá drenando.
4. Zona de desinfecção ou zona limpa:
- ao chegar à zona de desinfecção, o motorista descerá da cabine e seguirá uma rota "suja", para o seu vestiário, onde haverá um procedimento de banho e troca de roupa e sapatos (deve-se ter em mente que o motorista eventualmente entrará em uma veículo "limpo") e as suas roupas sujas podem ser ensacadas e seladas para serem transportadas (seladas a quente) ou, se for por lavagem particular de uma empresa, providenciar lavagem e desinfecção, tendo acesso a uma área de espera apenas para motoristas;
- o processo de desinfecção pode ser por calor, desinfecção química ou ambos, no caso desta instalação foi instalado um sistema de desinfecção térmica, mas só seria necessário modificar apenas a maquinaria para fazer a desinfecção química;
- nesta zona também será realizada a desinfecção do interior da cabine;
- uma vez terminado o processo de desinfecção, o condutor acederá à cabine por um trajecto "limpo", subindo para a cabine pela porta do acompanhante;
5. Zona de saída:
- nesta zona há espaço para estacionar os camiões limpos e será o momento de recolher os elementos móveis (almofadas, tabuleiros, etc.) que tenham sido retirados na zona de limpeza e que tenham sido limpos e desinfectados numa zona exterior da instalação de lavagem;
- o condutor receberá o certificado de limpeza e desinfecção via correio electrónico;
- é opcional, o dispor nesta zona de um armazém para a serradura.