X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Ligeira descida do preço dos porcos na primeira quizena de Outubro

Apesar do mercado europeu estar equilibrado e com tendência de subida do preço dos porcos, em portugal estes desceram liogeiramente na primeira quizena de Outubro

13 de Outubro de 2011

O preço dos porcos em Portugal desceu, ainda que ligeiramente, na primeira quinzena de Outubro principalmente devido à descida ligeira ocorrida em Espanha.

Os espanhóis, com feriado no dia 12 de Outubro, viram-se privados de um dia de abate o que tornou o mercado um pouco mais "pesado" e optaram por corrigir ligeiramente em baixa o seu preço, contrariando o que se passou nos mercados do Centro-Norte da Europa.

Nestes países europeus (Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca) a cotação dos porcos manteve-se apesar de haver alguns fortes indícios de que a subida do preço está para breve.

Os abates estão em elevado nível, as ofertas de porcos estão adequadas aos pedidos dos matadouros, por isso mesmo os pesos de abates estão abaixo do normal para a época do ano, o que reflecte um mercado fluído. Quando assim é, a tendência do preço será de subida.

Novamente nesta quinzena a excepção, pela positiva, voltou a ser a França que voltou a subir o preço dos porcos 0,024€. Bom sinal!

É de notar que continuam a excelente ritmo as vendas de carne de porco da U.E. para Países Terceiros. Com a desvalorização do euro face ao dólar, a carne de porco europeia tornou-se mais competitiva no mercado mundial. Daí se continuarem a bater todos os récords de quantidade de carne de porco da U.E. vendida para Países Terceiros.

Um dado altamente positivo para o mercado português, e principalmente para os suinicultores, é da acentuada descida de preço das matérias-primas nesta primeira quizena de Outubro, que algumas fábricas de rações já fizeram reflectir no preço das suas rações. Não sei se esta tendência é para continuar, até porque o mercado das matérias-primas é francamente volátil e, hoje por hoje, muito difícil de entender e prever, mas que é um bom sinal para o sector, disso não tenho a menor dúvida.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista