Na primeira parte iniciámos com a necrópsia de um leitão em decúbito lateral. Vimos o exame externo e abrimos a cavidade torácica e abdominal. Nesta segunda parte, veremos a extração e o exame da língua-traqueia-pulmões-coração. Depois, na cavidade abdominal, localizaremos a válvula ileocecal e o íleo, os rins, com as glândulas supra-renais e os seus gânglios linfáticos, bem como o gânglio linfático hepático.
Vamos remover o baço e ligar e cortar o reto antes da entrada na pélvis (no capítulo anterior já ligámos o esófago). Isto permitir-nos-á retirar o estômago, as alças intestinais e o pâncreas sem perda de conteúdo intestinal. Uma vez retirados, observaremos os gânglios linfáticos mesentéricos.
Depois disso, o fígado é extraído.
Iremos extrair o aparelho urinário e genital em conjunto. A apresentação mostra a imagem de um macho e de uma fêmea.
Passaremos em seguida à cabeça onde, com a ajuda de uma serra, faremos um corte nasal ao nível do primeiro pré-molar para revelar os cornetos nasais.
Por fim, cortaremos o crânio para aceder ao cérebro e ao cerebelo, que extrairemos cortando o bolbo olfativo, o quiasma ótico, a hipófise e os nervos cranianos.