X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Manutenção com vista para o Verão

As cotações mantiveram-se na segunda quinzena de Maio mas espera-se que comecem a subir já no início de Junho, tendo vista os maiores consumos no Verão

31 de Maio de 2013

A segunda quinzena de Maio foi caracterizada por uma manutenção da cotação dos porcos em Portugal. Após a descida da primeira quinzena o mercado Europeu estabilzou e isso foi um factor francamente positivo para o nosso mercado.

Recorrente nos comentário é a dificuldade na venda da carne ao consumidor (ou por outra, a dificuldade que o consumidor tem em encontrar dinheiro disponível para comprar mais carne) apesar das promoções nos grandes supermercados, em que os preços da carne estão "pelas ruas da amargura".

Um dado positivo nesta quinzena, a nível europeu, foram as manutenções das cotações do porco nos principais Países produtores (leia-se Espanha, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Bélgica) tendo a França subido ligeiramente (0,015€/kg carcaça).

Numa altura em que as cotações em toda a Europa deveriam estar a subir, que se está a passar para que tal não aconteça?

Na realidade, além da crise que afecta alguns países, como são o caso de Portugal, espanha, Grécia, Irlanda, Itália (começa também a haver algumas "convulsões" económico-financeiras em França) o que implica reduções no consumo, tem havido uma grande dificuldade nas exportações de carne de porco da U.E. para a Rússia devido ao embargo que este país aplicou a alguns fornecedores Europeus (alemães e espanhóis, principalmente) mas também a meteorologia não tem ajudado aos consumos internos.

Com efeito, a Primavera tem estado fria e chuvosa não só em Portugal mas também nos Países do Centro e Norte da Europa e nestes últimos é tradicional que se façam umas churrascadas quando aparece o sol e quando as temperatura começam a subir, o que não se tem verificado.

Por outro lado, os preços da carne de porco na China (outro dos grandes compradores de carne de porco europeia) eram muito baixos o que levou o Governo chinês a fazer uma intervenção no mercado interno, comprando alguma toneladas de carne para "obrigar" o preço a subir. O preço começa agora a subir e é natural que a China venha ao mercado internacional comprar a carne que necessita.

Há muitos factores negativos no mercado Europeu do porco.

Podemos juntar mais um, que é o custo de produção elevado. As cotações das matérias-primas nos mercado internacionais não dão sinais de descida (pelo contrário) o que levará a que 2013 seja um ano com custo de produção elevado e de maiores dificuldades para os suinicultores.

De todas as formas aparecem alguns "raios de sol" no mercado. Desde logo o aproximar do Verão que é sinónimo de subida das cotações dos porcos e também a redução da oferta interna (Em toda a U.E.) de porcos para abate devido às reduções de efectivo reprodutor em função das normas de bem-estar animal e da normal redução de oferta veraneira.

Creio que as cotações irão começar a subir já no início de Junho mas a expectativa é grande para ver até onde poderão subir durante todo o Verão.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista