Estabilização do preço dos porcos na segunda quinzena de Novembro em Portugal. A manutenção de preço nos últimos dois meses pode ser considerado como sinónimo de mercado estável e com perspectiva de subida, mas também pode ter leitura contrária, ou seja, não aumenta o consumo de carne de forma a que haja aumento na procura de porcos e consequentemente leve ao aumento dos preços ao suinicultor.
Os restantes Países Europeus (Alemanha, Espanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca e França) também mantiveram os seus preços. Existe um forte equilibrio no mercado Europeu apesar do volume de exportações para Países Terceiros estar elevado, o que permite "aliviar" o mercado da carne ao nível da União Europeia.
De qualquer maneira, era essencial que os preços dos porcos subissem em toda a U.E. porque os suinicultores não conseguem fazer face ao elevado aumento do custo de produção devido ao aumento do preço das rações. Desde Agosto que a situação é muito complicada ao nível da produção.
Em Portugal a situação dos suinicultores vê-se agravada pelo início da cobrança da taxa SIRCA desde o dia 1 de Dezembro passado, cujo valor é de 0,025€/kg carcaça apresentada no matadouro.
Será importante que em Portugal, tal como tem acontecido nos anos anteriores, os preços subam alguma coisa durante o mês de Dezembro, visto que é um dos meses que há maior consumo de carne de porco em todo o ano e seria uma forma de minimizar prejuízos no final do ano. Veremos se em 2010 a tradição ainda é o que era.
Manutenção do preço dos porcos pode ter duas leituras
3 de Dezembro de 2010 Estabilização do preço dos porcos na segunda quinzena de Novembro em Portugal. A manutenção de preço nos últimos dois meses pode ser considerado como sinónimo de mercado estável e com perspectiva de subida, mas também pode ter leitura contrária, ou seja, não aumenta o cons
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista