31 de Maio de 2011
Inesperada descida do preço dos porcos em Portugal nesta segunda quinzena de Maio empurrado pela ligeira descida de Espanha e pelas fortes descidas do Norte da Europa.
Tal como em Portugal, a Espanha desceu cerca de 4 cêntimos por kg carcaça o seu preço de referência.
Na realidade, e contrariamente ao que era esperado, a Alemanha desceu fortemente o preço dos porcos nesta quinzena (12 cêntimos de euro). A Holanda e Bélgica desceram o mesmo valor. A França também desceu fortemente o seu preço (13 cêntimos). Apenas a Dinamarca desceu ligeiramente (3 cêntimos).
Afinal, o que se passa na Europa do Norte?
Na Alemanha comenta-se que tem havido menos consumo de carne de porco porque ainda não começou o bom tempo e por isso não se fazem churrascadas. A juntar a esta justificação, começam a ser colocada no mercado, parte da carne da stockagem privada. Estas quantidades de carne estão a afectar o comércio pois aumentam a oferta de carne e estão a impedir que a carne dos porcos que se estão a abater tenha alguma dificuldade de escoamento.
Por outro lado, a Comissão Europeia que costuma aprovar restituições à exportação para Países Terceiros aquando da entrada no mercado de carne da stockagem privada, não o irá fazer este ano, justificando que o comércio vai a bom ritmo e as quantidades exportadas são elevadas.
Apesar da justificação anterior ser verdadeira, este facto não teve influência positiva no preço interno da U.E..
Os alemães dão indicação de que em Junho o seu preço possa recomeçar a subir e assim empurrar os restantes preços Europeus. Esperemos que assim seja.
