14 de Julho de 2011
Contrariamente ao esperado, o preços dos porcos manteve-se em Portugal na primeira quinzena de Julho. Temos quase um mês do Verão passado e o preço não sobe.
A Espanha também manteve o seu preço nesta quinzena já que continua com a necessidade de ter o preço da sua carne competitivo para escoar os excedentes para a U.E..
A França teve uma ligeiríssima subida de 1,5 cêntimos esta quinzena.
Os Países do Norte da Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica) subiram 4 cêntimos o seu preço nesta quinzena, o que poderá influenciar o positivamente o preço nos Países do Sul.
Normalmente as subidas da Alemanha, o motor da Europa, costumam acabar por ser um factor positivo nos preços dos restantes Países Europeus Apesar dos elevados volumes de carne de porcos exportada para Países Terceiros (as exportações de carne de porco da U.E. estão em níveis record) a carne do armazenamento privado que está a saír para o mercado continua a afectar negativamente a cotação dos porcos.
As informações que nos chegam dão-nos conta que o peso dos porcos continua a descer o que tem que ser um factor importante para estimular a subida do preço dos porcos.
O mês de Junho foi completamente atípico, pois os porcos não subiram. Metade do mês de Julho já lá vai e a cotação ainda não teve qualquer variação positiva
A subida do preço, mais do que esperada, é essencial para equilibrar a tesouraria e os resultados financeiros dos suinicultores. Receio que as subidas que venham a ocorrer sejam demasiado reduzidas para cobrir essas necessidades.
Veremos o que nos reserva o resto do mês de Julho.
Metade de Julho já passou e o preço dos porcos não sobe
Estamos no Verão, altura do ano onde o preço dos porcos sobre e este ano isso não ocorreu.
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista