Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de gerir mais de 120 trabalhadores agrícolas e 5 consultores técnicos. Trabalhar com eles todos os dias ajudou-me a aprender o quanto é importante mantê-los motivados e fazê-los progredir para obter melhores resultados. Longe de ser fácil, levei anos para aprender e dominar esses fundamentos simples, mas importantes.
Entrevista
Ao contratar um novo funcionário, observe atentamente a sua atitude. É positivo? Tem uma mente aberta? Parece orientado à acção? Quer aprender e melhorar? Essas são as principais qualidades de um funcionário com um grande potencial para atingir os níveis mais altos.
Atitude é mais importante que experiência. A maioria das pessoas que contratei não era originária de meios agrícolas, mas desejavam aprender e melhorar.
Formação, formação, formação
Esta é a chave! A taxa de rotatividade geralmente é muito alta nas empresas ou explorações, especialmente no primeiro ano de trabalho. Existem pessoas que saem porque recebem as tarefas que outros não desejam ou para as quais não foram treinados. Exemplos são a lavagem e desinfecção de salas de parto ou castração, bem como a inseminação de porcas sem que ninguém explique como detectar o cio. Como resultado, não é incomum ver uma baixa taxa de partos seguida pela desmotivação completa do novo colaborador da exploração. Logo após a contratação de um funcionário, forma-o, a exploração deve ter pessoal que se dedique a actuar como formador. É crucial explicar-lhes o que precisam fazer e por quê. É preciso apoiá-los durante o processo de formação e, mais importante, dedicar algum tempo para os apresentar à nova equipa com a qual eles trabalharão. A primeira impressão é muito importante, as pessoas lembram-se sempre do primeiro dia de trabalho e essa impressão marcará seu futuro na empresa.
Encontre o melhor lugar para dar valor às suas aptidões
Depois de encontrar os seus pontos fortes, procure o departamento em que acrescentará valor e se sinta valorizado. Algumas pessoas são melhores na gestação, enquanto outras são melhores na maternidade, o mais importante é que contribuam para aumentar o rendimento da exploração. Um dos melhores exemplos é um encarregado de exploração com o qual trabalhei, destacava-se na área de cobrições e em todas as explorações para as quais foi transferido, a taxa de parto aumentou imediatamente. Outro exemplo é uma mulher que entendia tão bem a alimentação de porcas, a lactação e o maneio de leitões que o número de leitões desmamados e o peso ao desmame aumentavam substancialmente em qualquer exploração em que trabalhasse.
Estas pessoas sentem-se valorizadas pela empresa e agregam valor a toda a cadeia de produção.
Estabeleça objectivos claros
Objectivos claros originam resultados claros. Objectivos de produção como +31 leitões/ porca /ano, 13 leitões desmamados com mais de 6,5 kg aos 21 dias de idade, são objectivos claros aos quais os colaboradores podem aspirar. Os objectivos de custos de produção também são muito importantes já que aumentam a consciencialização sobre a rentabilidade da exploração. A quantidade de ração utilizada por leitão na sala de partos ou a taxa de eliminação de nulíparas ou primíparas, são exemplos de critérios com os quais se podem avaliar os colaboradores da exploração.
Mude os seus objectivos regularmente, por exemplo, a cada 6 a 12 meses. Informe os resultados e comente-os. Procure sempre melhores resultados. Nunca se acomode.
Estabeleça retribuições com base nos objectivos
Uma vez que os objectivos estejam claros, estabeleça incentivos baseados nos mesmos. O salário é uma grande motivação para a maioria dos trabalhadores. Uma boa maneira de mantê-los motivados é dar um bónus por atingir esses objectivos.
Outros trabalhadores são motivados pelo reconhecimento de colegas. Portanto, uma concorrência saudável entre diferentes explorações, com base em resultados mensais, pode ser muito desafiadora para algumas equipas.
A publicação de dados de produção de cada exploração para comparação pode levar algumas pessoas a melhorar e a tornar-se o melhor. Outra maneira de motivar as equipas é realizar um concurso anual com base nos objectivos de produção. Critérios como o custo de produção podem ser usados e a melhor exploração recebe reconhecimento honorário na reunião anual.
As pessoas têm orgulho e trabalham duro para se tornar a melhor exploração da empresa.
Formação contínua
Em geral, as pessoas gostam de aprender, mas devem ser incentivados. É preciso mantê-los alerta, trazer investigações recentes, organizar reuniões regularmente. Trazer novos assuntos. Melhorar o seu conhecimento. Ajudá-los a melhorar.
Uma fórmula largamente aceite foi a de uma reunião trimestral. Encontrar 2 horas da semana em que os funcionários tenham menos trabalho para reunir um grupo de 25 a 30 trabalhadores e analisar entre 3 a 5 tópicos diferentes. Os exemplos são tão variados como a inseminação pós-cervical, a biossegurança para prevenir a contaminação por PRRS ou a alimentação das porcas em lactação para melhorar o crescimento dos leitões. Toda a gente gosta de aprender coisas novas, mas mais importante é que é uma boa oportunidade para trocar ideias e encontrar novas formas de melhorar. Aprende-se muito com os outros e eu aprendi muito com eles.
Promova o melhor talento
Algumas pessoas podem realmente fazer a diferença dentro de uma empresa ou grupo de explorações sob a mesma propriedade. Conheci trabalhadores pecuários com grande potencial que sempre quiseram melhorar e ter mais responsabilidades. É muito importante detectá-los e dar-lhes oportunidade de realizar seu trabalho antes que a competição lhes ofereça essa oportunidade. Ensiná-los o máximo que puder, guiá-los, recompensá-los e, assim que houver uma oportunidade para uma nova posição como consultor técnico ou instrutor especializado para novos funcionários, confiar neles e observá-los prosperar. Podem ter um grande impacto nos resultados gerais da exploração ou negócio.
Conclusão
Motivar as pessoas é um dos trabalhos diários mais difíceis que se pode ter. Como líder, seja sincero, amável e aberto, deve estar disponível, ser criativo e estar disponível para ajudar. Os colaboradores necessitam sentir que nos preocupamos com eles. Resultado: verá automaticamente uma mudança no seu trabalho, mas também no ambiente geral. Um ambiente de trabalho onde o respeito, a honestidade, a comunicação, o sentido de pertença e a paixão façam a base do seu núcleo, só trará motivação e resultados.
Sempre acreditei que pessoas felizes produzem animais bem tratados. Trate bem os seus colaboradores e ficará surpreendido com o que pode conseguir.