Hoje falaremos de um tema de vital importância no custo final das matérias primas ainda que pouco conhecido: os fretes. Nos últimos três anos os fretes sofreram um aumento considerável, em alguns momentos triplicou ou quadriplicou o custo, o que provocou um aumento significativo e irreversível dos preços dos cereais no destino final. Há três factores importantes que justificam este aumento de preços, e os três derivam do mesmo. Como já temos comentado em artigos anteriores, a produção aumenta todos os anos, assim como o número de pessoas que podem comer e, ainda mais na Ásia, todos os anos aumenta de forma muito significativa o PIB (Produto Interno Bruto), ou o que é o mesmo, a riqueza, e pretendem viver melhor. Não esqueçamos que a China e a Índia representam 36% da população mundial. Tudo isto supõe uma maior procura de carne, grão e soja mas também de carvão, ferro, minerais, cimento e tudo aquilo que é necessário para continuar a crescer. Os barcos que se utilizam para transportar todas estas matérias são os mesmos, e é por este motivo que há escassez dos mesmos, e mais ainda se temos em conta o que custam e que o processo de construção de um barco novo dura entre 18 e 36 meses.
Vejamos os seguintes gráficos:
Pedidos confirmados a finais de Outubro de 2007 e calendário de entrega de granéis secos (M Dwt).
Flota
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Quota do sector (%)
|
Pedidos
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%Pedidos/existências
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2007*
|
2008
|
2009
|
2010
|
2011
|
|
Handysize |
75,4
|
19,5
|
16,0
|
21,2
|
0,6
|
3,1
|
5,7
|
4,4
|
1,7
|
Handymax |
75,7
|
19,6
|
40,1
|
52,9
|
1,9
|
8,1
|
12,4
|
11,8
|
5,3
|
Panamax |
107
|
27,7
|
46,0
|
43,0
|
1,9
|
8,3
|
9,3
|
15,3
|
9,7
|
Capesize |
128,5
|
32,2
|
105,9
|
82,4
|
1,9
|
9,9
|
24,1
|
43,7
|
22,9
|
Frota total |
386,6
|
100
|
208,0
|
53,8
|
6,3
|
29,3
|
51,5
|
75,1
|
39,5
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* resto do ano 2007 Fonte: Chris Tomlinson, Freight Analyst, 2007 |
Resposta do pedido de granéis secos |
Chris Tomlinson, Freight Analyst 2007 |
Como se pode ver, todos os gráficos nos indicam que começaremos a regularizar os pedidos de granéis secos a partir de finais de 2008 e será conseguida essa regularização, mais ou menos, em 2009/2010.
Por outro lado, o segundo factor mais importante é o aumento dos dias de espera para carregar ou descarregar esses mesmos barcos, com o consequente aumento dos gastos, isso deve-se principalmente à concentração, no espaço e no tempo, das cargas.
Congestão portuária |
Chris Tomlinson, Freight Analyst 2007 |
Em terceiro lugar, temos que considerar o aumento do preço do petróleo, com o consequente aumento dos seus derivados, neste caso o fuel, o que tem encarecido de maneira substancial o custo dos fretes.
Por último e para conhecimento geral, explicaremos como se calcula um frete por Ton., o cálculo é simples:
Entendemos "time charter" pelo preço de aluguer de um barco por dia (carga, descarga, viagem ou estar parado à espera). O time charter é composto por várias partes: custos financeiros, lucro do armador e tripulação, manutenção e reparações e seguros.
Suponhamos um Panamax de 70.000 Ton. alugado a 50.000 dólares diários, a decompsição dos custos será a seguinte:
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Para entender melhor o que se passou, temos de ter em conta que do ano 1990 até 2004 um frete Argentina-Tarragona oscilava entre 22-26 $/Ton. Desde o ano 2005 até ao dia de hoje este mesmo frete oscila entre 40-90 $/Ton.
Jordi Beascoechea. Subministradora de Cereals SL. Espanha