X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O impacto dos fretes no custo das matérias primas

Hoje falaremos de um tema de vital importância no custo final das matérias primas ainda que pouco conhecido: os fretes. Nos últimos três anos os fretes sofreram um aumento considerável


Hoje falaremos de um tema de vital importância no custo final das matérias primas ainda que pouco conhecido: os fretes. Nos últimos três anos os fretes sofreram um aumento considerável, em alguns momentos triplicou ou quadriplicou o custo, o que provocou um aumento significativo e irreversível dos preços dos cereais no destino final. Há três factores importantes que justificam este aumento de preços, e os três derivam do mesmo. Como já temos comentado em artigos anteriores, a produção aumenta todos os anos, assim como o número de pessoas que podem comer e, ainda mais na Ásia, todos os anos aumenta de forma muito significativa o PIB (Produto Interno Bruto), ou o que é o mesmo, a riqueza, e pretendem viver melhor. Não esqueçamos que a China e a Índia representam 36% da população mundial. Tudo isto supõe uma maior procura de carne, grão e soja mas também de carvão, ferro, minerais, cimento e tudo aquilo que é necessário para continuar a crescer. Os barcos que se utilizam para transportar todas estas matérias são os mesmos, e é por este motivo que há escassez dos mesmos, e mais ainda se temos em conta o que custam e que o processo de construção de um barco novo dura entre 18 e 36 meses.

Vejamos os seguintes gráficos:

Pedidos confirmados a finais de Outubro de 2007 e calendário de entrega de granéis secos (M Dwt).

Flota
Quota do sector (%)
Pedidos
%Pedidos/existências
2007*
2008
2009
2010
2011
Handysize
75,4
19,5
16,0
21,2
0,6
3,1
5,7
4,4
1,7
Handymax
75,7
19,6
40,1
52,9
1,9
8,1
12,4
11,8
5,3
Panamax
107
27,7
46,0
43,0
1,9
8,3
9,3
15,3
9,7
Capesize
128,5
32,2
105,9
82,4
1,9
9,9
24,1
43,7
22,9
Frota total
386,6
100
208,0
53,8
6,3
29,3
51,5
75,1
39,5
* resto do ano 2007
Fonte: Chris Tomlinson, Freight Analyst, 2007

Resposta do pedido de granéis secos
Chris Tomlinson, Freight Analyst 2007

Como se pode ver, todos os gráficos nos indicam que começaremos a regularizar os pedidos de granéis secos a partir de finais de 2008 e será conseguida essa regularização, mais ou menos, em 2009/2010.

Por outro lado, o segundo factor mais importante é o aumento dos dias de espera para carregar ou descarregar esses mesmos barcos, com o consequente aumento dos gastos, isso deve-se principalmente à concentração, no espaço e no tempo, das cargas.

Congestão portuária
Chris Tomlinson, Freight Analyst 2007

Em terceiro lugar, temos que considerar o aumento do preço do petróleo, com o consequente aumento dos seus derivados, neste caso o fuel, o que tem encarecido de maneira substancial o custo dos fretes.

Por último e para conhecimento geral, explicaremos como se calcula um frete por Ton., o cálculo é simples:

Entendemos "time charter" pelo preço de aluguer de um barco por dia (carga, descarga, viagem ou estar parado à espera). O time charter é composto por várias partes: custos financeiros, lucro do armador e tripulação, manutenção e reparações e seguros.

Suponhamos um Panamax de 70.000 Ton. alugado a 50.000 dólares diários, a decompsição dos custos será a seguinte:

  • 25.000 $ Custos financeiros
  • 18.000 $ Lucro do armador
  • 7.000 $ Tripulação, manutenção, reparações e seguros.

Para entender melhor o que se passou, temos de ter em conta que do ano 1990 até 2004 um frete Argentina-Tarragona oscilava entre 22-26 $/Ton. Desde o ano 2005 até ao dia de hoje este mesmo frete oscila entre 40-90 $/Ton.

Jordi Beascoechea. Subministradora de Cereals SL. Espanha

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista