Num ano tão turbulento não é de estranhar que, alguns dos artigos mais populares tenham tratado os aspectos económicos e de mercado do nosso sector. Três deles são comentários económicos de Luís Tavares Dias sobre a situação do mercado do porco e dois deles sobre matérias-primas, ainda que não sobre o mercado. Também houve muito interesse por temas sanitários (2 artigos) e de maneio (um artigo apenas, mas o mais lido do ano), e ainda um artigo sobre o ambiente, um tema que anda na ordem do dia no que toca às explorações de suínos no nosso país e um outro sobre nutrição e a utilização de insectos na alimentação animal. Temas muito díspares tiveram a atenção dos nossos visitantes. Teve oportunidade de ler os artigos mais interessantes do ano? Veja a lista para não perder nenhum dele:
#1 Os sinais do parto: fisiologia e comportamento da porca
22 de Julho - No artigo mais lido do ano, dos autores Robert Knox e Jaqueline Springer, é-nos explicado quais são os sinais do parto principalmente no que diz respeito à sua fisiologia e ao comportamento da porca. Ler mais
#2 Sobem a cotação dos porcos e da carne, mas os prejuízos mantêm-se
1 de Abril - Desde meados de Janeiro até final de Março a cotação dos porcos em Portugal subiu uns espectaculares 0,767€/kg carcaça. Luís Tavares Dias fez a análise do mercado e das suas perspectivas no comentário de mercado mais lido do ano. Ler mais.
#3 Ficha Técnica: Centeio
3 de Janeiro - O primeiro artigo publicado em 2022, da autoria de David Solà-Oriol, foi o terceiro mais lido. Quiçá porque o centeio é uma matéria-prima pouco utilizada na composição das rações para porcos e porque pouco tempo depois ocorreu a invasão russa da Ucrânia, que trouxe preços muito elevados dos cereais e algumas dificuldades no abastecimento de trigo, cevada e outras matérias-primas, os produtores de suínos procuraram encontrar alternativas a essas matérias-primas mais tradicionais, sendo que o centeio poderia ser uma delas.Ler mais.
#4 Preços sobem galopantemente...o dos porcos não foge à regra. Dará para sair de prejuízos?
18 de Março - Outro comentário de Luís Dias, 3 semanas após o inicio do conflito bélico no Leste da Europa e numa altura onde havia muitíssima incerteza nos mercados, onde analisa a situação do sector suinícola e dos constrangimentos e pressões que estava a sofrer na altura, quer internos quer externos. Ler mais.
#5 Que futuro as larvas de insectos têm como fonte de proteína para a alimentação de porcos?
24 de Janeiro - Um artigo da autoria de Lachlan Pearson e Steven McOrist aborda a utilização de insectos como fonte de proteína para a alimentação animal que poderá ser um forte candidato a substituto das fontes de proteína tradicionais em alimentação animal no futuro próximo. Ler mais.
#6 Melhores Técnicas Disponíveis para reduzir as emissões na suinicultura
14 de Março - Sendo a emissão de gases com efeito de estufa um dos problemas das explorações de suínos, J. Sobrino Abuja Odón aborda as melhores técnicas disponíveis para reduzir as emissão de amoníaco numa exploração de suínos . Ler mais
#7 Ficha Técnica: Óleo de soja
14 de Fevereiro - Dentro dos 10 mais lidos do ano encontra-se mais uma Ficha Técnica, da autoria de David Solà-Oriol, desta feita sobre o óleo de soja. Ler mais
#8 Há menos oferta de porcos e a sua cotação sobe em toda a Europa. E que impactos terá a guerra na Ucrânia?
2 de Março - Uma semana após a invasão da Ucrânia, Luís Tavares Dias analisava o mercado do porco numa altura de muitas incertezas no horizonte e muitas perguntas que ficavam sem resposta. Ler mais.
#9 Teste PCR como ferramenta de diagnóstico (1/2): Princípios básicos
29 de Junho - No final de Junho publicámos um artigo de Alejandro Ramirez em que este explicava os princípios básicos do teste PCR. Ler mais
#10 Truque: vacinação sem agulha "mãos livres"
23 de Março - Miquel Forcadell Silvestre fecha a lista dos 10 artigos mais lidos com um truque onde aborda o tema da vacinação sem agulha, os seus prós e os seus contras. Ler mais.