Objectivo
Diversificar o material de enriquecimento com uma solução simples e económica.
Descrição
Este truque consiste em tentar travar o aparecimento inicial de um comportamento não desejado. O uso de material de enriquecimento em leitões nas baterias e em porcos de engorda já faz parte da rotina de muitas explorações que entraram no difícil caminho de não cortar caudas.
Aprendemos a reconhecer a presença de um indivíduo "mordedor" antes de ver sangue. É neste momento (início do comportamento anómalo, quando se observa uma posição baixa das caudas, que frequentemente estão com marcas negras devido aos resíduos de saliva dos animais mordedores que se sujaram no ambiente) que devemos intervir.
Neste ponto devemos oferecer, no parque, material de enriquecimento adicional e distinto ao existente. Um material que ainda não foi comprovado, mas que segundo a minha experiência pode dar excelentes resultados é... o esfregão!
É parecida com a corda natural de algodão que se usa muito frequentemente, mas o esfregão dá um enriquecimento que os porcos adoram, simplesmente porque tem muitas cordas juntas. Pendurado, de preferência, no centro do parque, longe da área de alimentação ou de defecação, torna-se uma excelente diversão que, na maioria dos casos, já é decisiva...
Atenção! Deve ser de algodão, sem nenhuma parte de plástico: é menos comum no mercado, mas há-os e de vários tipos.
Logicamente quando se têm que movimentar porcos ou quando se tem que lavar o pavilhão, deveremos substituir o esfregão "comido" (duram muito tempo) e ... quiçá possamos usá-los para adaptar as porcas de reposição!