Subida, ainda que ligeira, do preço dos porcos em Portugal nesta primeira quinzena de Maio empurrado pelas ligeiras subidas de Espanha, se bem que nalguns casos não se tenham acompanhado as subidas ditadas pela Bolsa do Porco. Vá-se lá saber porquê.
A Espanha, também subiu o preço dos seus porcos e continua a ter um preço de referência pago aos suinicultores que é uns 0,12-0,15€/kg acima do preço pago aos suinicultores portugueses pela indústria Nacional. O preço de Espanha continua a ser o preço mais alto da Europa.
No resto da Europa, a Alemanha também subiu ligeiramente o preço dos porcos nesta quinzena. A Holanda e Bélgica desceram muito ligeiramente o seu preço. A Dinamarca manteve o seu preço neste período. A França, após as fortes subidas de Abri, apresentou uma ligeira e surpreendente descida de preço.
Na Alemanha, começam a ser colocada no mercado, parte da carne da stockagem privada. Estas quantidades de carne estão a afectar o comércio pois aumentam a oferta de carne e estão a impedir que a carne dos porcos que se estão a abater tenha alguma dificuldade de escoamento. Por isso mesmo o preço estabilizou e provavelmente poderá vir a descer alguma coisa na próxima quinzena.
De todas as formas, o comércio para Países Terceiros continua a bom ritmo e espera-se que continue a ter o seu efeito positivo no mercado da U.E..
Apesar de tradicionalmente o mês de Maio ser um mês de subidas, este ano está a ser um mês de transição e de estabilização de preço, pelo menos até agora.
Esperemos que o mercado "arranque" e que os preços subam para patamares necessários para que todos os intervenientes na Fileira possam recuperar prejuízos.
Preço do porco sobe mas matadouros não acompanham
13 de Maio de 2011 Subida, ainda que ligeira, do preço dos porcos em Portugal nesta primeira quinzena de Maio empurrado pelas ligeiras subidas de Espanha, se bem que nalguns casos não se tenham acompanhado as subidas ditadas pela Bolsa do Porco. Vá-se lá saber porquê. A Espanha, também subiu
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista