16 de Dezembro de 2011
Em Portugal, quando o presente que oferecemos é pouco, costumamos dizer "toma lá, e boas festas!". É o que se passa com o mercado do porco no nosso País.
Manutenção do preço dos porcos em Portugal na primeira quinzena de Dezembro o que reflecte a uma estabilidade no preço que já vem do mês passado. Os feriados de 1 e 8 de Dezembro (duas 5ªs feiras) não tiveram influência negativa sobre o mercado do porco o que demonstra grande equilibrio entre a oferta e a procura.
A Espanha apresentou uma descida de 1 cêntimo nesta quinzena, principalmente devido aos dois feriados seguidos de 6 e 8 de Dezembro que fizeram reduzir os volumes de abate. De todas as formas há oferta de porcos para abate mas há grande resposta dos matadouros para os abater, ou seja, mercado equilibrado e preço estável.
O mercado francês anda aos "altos e baixos". Depois da descida de quase 10 cêntimos na quinzena passada, a França subiu 4 cêntimos nesta primeira de Dezembro. A procura de porcos para abate por parte dos matadouros é elevada devido à aproximação do Natal o que permite que o preço corrija positivamente.
Nos restantes Países da U.E. (Alemanha, Holanda, Bélgica e Dinamarca) mantiveram o seu preço nesta quinzena.
Segundo os dados do MPB, publicados na sua nota mensal, os preços médios dos porcos nos 11 meses de 2011, quando comparados com o mesmo período de 2010, são mais elevados 8% na Alemanha, Holanda e Dinamarca, 10% em Espanha e 14% em França.
O volume de abates na U.E., também em 11 meses de 2011, aumentou em relação ao mesmo período de 2010. Assim, a Alemanha abateu +1%, a Espanha +3%, a Holanda +5%, a Dinamarca +3%, o Reino Unido +7,5%. Apenas a França baixou os seus abates 0,6%.
Ainda segundo os dados do relatório MPB, a redução de efectivo reprodutor em Países da U.E. que representam 87% do efectivo total, em Agosto de 2011, quando comparado com Agosto de 2010, é de 5,3%. A se confirmar, este é uma redução importante no efectivo de porcas que terá que se reflectir na oferta de porcos para abate em 2012.
Temos metado do mês de Dezembro passado e o preço dos porcos não subiu. Será que este ano subirá? Deixo a questão à qual brevemente teremos resposta.
Quero finalizar como comecei, mas agora mais a sério, desejando, a todos os meus leitores e suas familias, umas Boas Festas com um Feliz Natal.
Preço estável e... "boas festas"!
Apesar da necessidade de subida, os porcos voltaram a manter o seu preço em Portugal na 1ª quinzena de Dezembro. Como costumamos dizer em Portugal, quando o presente que oferecemos é pouco, "toma lá e boas festas!".
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista