29 de Junho de 2012
Os porcos mantiveram o seu preço em Portugal nesta segunda quinzena de Junho. Um travão na subida de preço que foi inesperado, já que nesta altura do ano é normal que o preço suba. Teve influência nesta manutenção o que se passou no resto da Europa, principal,mente na Alemanha que no dia 15 de Junho baixou os porcos 9 cêntimos que fez baixar as cotações de alguns outros Países Europeus, e também alguma contenção no consumo interno devido ao fraco poder de compra dos consumidores Portugueses. Apesar do preço da carne de porco ser baixo, comparativamente ao preço de outras carnes, o mesmo tem subido devido à subida do preço dos porcos e isso é um factor que tem muita influência na redução do consumo interno.
A Espanha, tal como Portugal, também manteve o seu preço nesta quinzena. O mercado espanhol conseguiu aguentar a forte descida alemã sem ter tido a necessidade de corrigir o seu preço. De todas as formas, o mercado espanhol está fluido visto que os porcos estão leves (cerca de menos 1,5kg que o ano passado por esta altura do ano) sendo o peso mais baixxo desde Agosto de 2010. Significativo!
Como já referi acima, a Alemanha desceu 9 cêntimos no início da quinzena e depois acabou por manter essa cotação até ao final do mês. A ameaça de descida ocorrida na quinzena anterior acabou por acontecer nesta quinzena. A meteorologia alemão não ajuda a fazer os tradicionais churrascos e o comércio externo está um pouco parado.
Como é normal, a descida alemão acabou por influenciar negativamente a Holanda (desceu 5 cêntimos) e a Bélgica que também desceu mas apenas 4 cêntimos. Descidas inferiores à descida alemão, em todo o caso.
Com estas movimentações todas, a Dinamarca ficou "imóvel" e manteve a sua cotação na quinzena. O mercado de Países terceiros continua a ajudar aquele País no escoamento da sua carne de porco e isso é óptimo para toda a suinicultura Europeia.
A França subiu quase 5 cêntimos esta quizena, não tendo sido afectada pela Alemanha. Os franceses referem que há matadouros espanhóis que procuram porcos no seu País o que traz maior fuidez ao seu mercado que já de si está fluido visto que o peso dos porcos também é inferior ao do ano passado por esta altura.
É de notar que o preço alemão é bastante próximo do preço dinamarquês, o que é uma situação perfeitamente histórica, já que normalmente o preço alemão, nesta altura do ano é sempre bem mais elevado que o da Dinamarca. Que se passa com a Alemanha? O que será que está a bloquear o comércio esterno alemão visto que o dinamarquês vai bem?
É de salientar que as exportações Europeias continuam num nível muito elevado e acima do ano passado, em que se bateram todos os records nos volumes de carne de porco exportados desde a U.E. para Países Terceiros. Em termos comparativos, no 1º trimestre de 2012 a U.E. exportou mais 9% que no mesmo período de 2011.
Vamos entrar no mês de Julho que representa o início do período de férias para muita gente e que também é sinónimo de chegada de turistas. Se isto era verdade em anos anteriores, este ano tenho dúvidas que assim seja. A situação económica da Europa, e em especial de alguns dos Países que tradicionalmente são os nossos maiores fornecedores de turistas levam-me a desconfiar desta situação. Este movimento de turistas estrangeiros e dos portugueses que vão fazer férias cá dentro será essencial para o desenrolar do nosso mercado do porco nas próximas semanas. Veremos se há condições para o preço voltar a subir.
Preço mantém-se no sul da Europa e desce no Norte. A Alemanha tudo dá e tudo tira
Os porcos mantiveram o seu preço em Portugal nesta segunda quinzena de Junho. Um travão na subida de preço que foi inesperado, já que nesta altura do ano é normal que o preço suba
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista