Em Fevereiro do ano passado, colocámos a questão aos nossos utilizadores: Qual pensa que será o preço da carne de porco no seu país em 2022? Recebemos mais de 800 respostas de diferentes países. Agora que o ano terminou, temos o preço médio real para 2022. Quer saber quem chegou mais perto?
Como se pode ver no gráfico1, na maioria dos países da União Europeia analisados (Espanha, Alemanha, França, Polónia, Itália e Roménia), os preços esperados por utilizadores 333, em Fevereiro, quando o inquérito foi realizado, eram claramente inferiores ao preço real em 2022. Os utilizadores na Rússia, Brasil, Bélgica e México foram os mais optimistas, esperando valores acima do preço médio alcançado. Os utilizadores na Rússia, Argentina e Brasil foram os mais próximos na sua previsão do preço médio real.
Era difícil prever que o início de um conflito bélico, em Fevereiro, poria o sistema fora de controlo, com os elevados preços mundiais da energia e das matérias-primas a levarem a preços recorde dos suínos em muitos dos países produtores. Para além de todos estes factores, no que diz respeito à UE, há uma queda significativa da população de suínos em alguns dos principais produtores, como a Alemanha, Polónia e Países Baixos.
Vale a pena destacar o caso da China, onde o preço médio real estava mesmo fora do intervalo de previsão, atingindo 19 CNY/kg peso vivo, um valor que excede os valores médios anteriores ao aparecimento da PSA.
Como mostra o gráfico abaixo, todos os países para os quais analisámos os dados, com excepção da Rússia, Brasil e China, atingiram um preço médio recorde em 2022.
Mais uma vez este ano, gostaríamos de conhecer as previsões dos nossos utilizadores: Qual crê que será o preço médio do porco de abate no seu país em 2023?
Redacção 333