X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Programa nacional de erradicação de PRRS na Hungria

Segundo o estatuto actual e a experiência acumulada durante o ano e meio prévios, a Hungria estará livre de PRRS em 2020.

O Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno (PRRS) foi identificado pela primeira vez na Hungria em 1995. Até 2002 foi uma doença de declaração obrigatória, pelo que a prevalência da infecção era muito baixa (2–3%). Em 2002 foi eliminada da lista de declaração obrigatória e, após a adesão à UE, começaram a entrar leitões com estatuto sanitário desconhecido provenientes da Holanda, Dinamarca e Alemanha, pelo que a prevalência começou a aumentar rapidamente. A marcada variabilidade genética das estirpes mais recentes apoia a introdução do vírus proveniente de múltiplas origens e a evolução a longo prazo das estirpes locais. Devido ao impacto negativo de PRRS sobre o rendimento da produção suína na segurança da cadeia alimentar, começou a ser implementado um programa de erradicação.

Durante a planificação do programa de erradicação, o passo mais importante foi conhecer o estatuto sanitário dos animais incluindo (i) o censo e localização exacta de toda as populações, especialmente dos animais infectados, (ii) a distribuição dos animais infectados nos sectores produtivos e (iii) o registo preciso da propriedade das diferentes explorações.

O programa de erradicação de PRRS começou em 2011, quando foram implementadas análises anuais para avaliar a prevalência do PRRS nas explorações industriais e nas caseiras. Nos anos anteriores a 2014, 3,5% das explorações caseiras e 4,3% dos animais analisados eram positivos (amostraram-se principalmente animais reprodutores).

Antes da implementação da legislação actual em 2014, não eram realizadas análises sistemáticas nas explorações industriais. Segundo os últimos resultados, 14% das 600 explorações analisadas foram positivas ao PRRSV.

Entre o anúncio do Decreto Nacional de Erradicação de PRRS (3/2014 VM; 16 de Janeiro de 2014) e a publicação do Plano Nacional de Erradicação, a comissão reuniu-se com os principais representantes do sector suíno, com membros das empresas de genética e com os integradores para discutir os métodos de execução.

O Decreto proporciona a definição exacta de porco infectado por PRRSV. Um porco está infectado por PRRSV se: (i) apresenta sinais clínicos ou lesões post mortem compatíveis com PRRS e é demonstrada a presença de vírus através de métodos virulógicos; (ii) pode ser detectada a presença de PRRSV, ou do seu genoma, no animal; (iii) é seropositivo a PRRS, não está vacinado e se verifica a presença de anticorpos por diferentes métodos.

Todas as explorações suínas da Hungria têm que ser avaliadas. Os gastos da análise são custeados pelo proprietário da exploração mas são grátis para as explorações caseiras e não há ajudas para os pequenos e médios empresários. Todos os animais reprodutores, incluindo os varrascos e uma percentagem determinada da engorda (95% nível de confiança, 5% prevalência) têm que ser analisados serologicamente 2 vezes com um intervalo superior a 6 meses. Nas explorações livres de PRRS este procedimento deve ser repetido anualmente. As infectadas têm que aplicar um plano de erradicação. O plano de erradicação tem que se basear ou no encerramento da exploração ou no despovoamento total/repovoamento. A avaliação deve ser levada a cabo mediante serologia (ELISA e, nos casos de positividade inesperada, IPMA) realizada pelo Laboratório Nacional de Referência (NRL). O acompanhamento das explorações livres de PRRS pode ser realizado pelos laboratórios estatais designados pelo NRL.

Os porcos reprodutores importados apenas podem proceder de explorações livres de PRRS cujas análises de confirmação não superem os 14 dias. Após o transporte, devem passar por uma quarentena de 60 dias. Aí serão analisados nas primeiras 48 horas e 7 dias antes do fim da quarentena. Os porcos de engorda importados para zonas livres de PRRS, ou para zonas em que esteja a decorrer a erradicação de PRRS, devem proceder de explorações livres de vírus. Segundo o Plano Nacional de Erradicação, os principais resultados conseguidos até 31 de Maio de 2015 são:

  • Todas as explorações caseiras conhecidas pelas autoridades estavam livres de infecção por PRRSV
  • Todas as explorações da zona nordeste da Hungria (condados de Nógrád, Heves, Borsod-Abaúj Zemplén) estavam livres de infecção por PRRSV
  • A zona sudoeste (condados de Vas y Zala) também estava livre de infecção.
  • Durante a erradicação de PRRS foi obtida uma experiência importante de vários pontos de vista que pode ser analisado e implementado como formação, não apenas relativamente à erradicação de PRRS mas também de um modo muito mais transversal, para produtores e veterinários.

Hungría

Figura. Mapa da Hungria que mostra o estatuto de PRRS de cada condado. Os asteriscos verdes indicam os condados livres, o branco mostra um condado com apenas uma exploração positiva, enquanto que os vermelhos assinalam os condados nos que estão a ser levados a cabo a erradicação. Os condados sem asterisco são positivos a PRRS mas ainda não começaram o programa de erradicação.

 

Houve um único desvio do Plano Nacional de Erradicação no condado de Somogy – numa única exploração - que não conseguiu adquirir o estatuto livre de PRRS. Exceptuando a população de Somogyszob, todos os porcos do condado de Somogy estavam livres de PRRSV. Espera-se que, no final de 2017, todos os porcos deste condado estejam livres de PRRS.

Tal como indica a seguinte fase do Plano Nacional de Erradicação, em Novembro de 2014 os condados de Baranya, Tolna, Fejér, Pest, Komárom-Esztergom e Hajdú-Bihar iniciaram o seu processo de erradicação.

Segundo o estatuto actual e a experiência acumulada durante o ano e meio prévios, a Hungria estará livre de PRRS em 2020.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista