X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Redução do consumo de energia reduzindo a temperatura nocturna da exploração

Foi avaliado o efeito da redução da temperatura nocturna sobre o consumo energético de modo a determinar se o crescimento é comprometido.

4 Fevereiro 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foram utilizados dados de 4 universidades de 4 estados de EUA (Minesota, Missouri, Ohio e Dakota do Sul) para avaliar o efeito da redução da temperatura nocturna sobre o consumo energético sem comprometer o crescimento. Nessas explorações experimentais foram realizadas, pelo menos, dois testes, durante o Inverno e início da Primavera. Cada ensaio durou entre 28 e 42 dias. Foi definido um dos tratamentos em desmames idênticos em cada estação experimental. Na sala controlo (CON) foi definida a temperatura a 30 ºC durante a primeira semana e foi reduzida 2 ºC por semana durante o ensaio. A temperatura nocturna e diurna foi a mesma nas salas CON. Nas salas com redução nocturna de temperatura (RNT), foi definida a 30 ºC durante os 4 primeiros dias da chegada dos leitões. A partir do quinto dia, as temperaturas diurnas foram mantidas, como nas de CON, mas entre as 19:00 e as 7:00 a temperatura foi reduzida para 21,7 ºC. A temperatura diurna também foi reduzida 2 ºC por semana.

Nem o peso final (21,8 vs. 21,5 kg), nem o GMD (0,45 vs. 0,44 kg), nem o consumo (0,61 vs. 0,60 kg) nem a conversão (0,75 vs. 0,75) foram diferentes entre os CON e os RNT, respectivamente. Foi observada uma consistente redução no uso energético nas salas RNT nas quatro estações. O consumo de gás (7.449 vs. 10.570 kJ/porco- dia) e de electricidade (0,021 vs 0,026 KWH/porco-dia) foram significativamente menores nas RNT que nas CON. Foi documentada uma poupança média de 29 % de gás e de 19 % da electricidade. Segundo o preço do propano e da electricidade, foi estimada uma poupança de 1,73 dólares por cada porco que passava para a engorda (1,71 e 0,02 para o propano e a electricidade, respectivamente).

Tanque de propano

L Johnston, M Brumm, S Moeller, S Pohl, M Shannon y R Thaler. Reducing energy consumption in swine nurseries with reduced nocturnal temperature. 2011. Minnesota Pork Board

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista