Devido ao avanço genético dos últimos anos, a prolificidade das actuais porcas aumentou muito. As denominadas “porcas hiperprolíficas” parem um número elevado de leitões pelo que o controlo de todos os factores relacionados com o parto adquire maior importância do que a que já tinha.
Leitão recém-nascido
A assistência ao parto requer alguma experiência para conhecer os mecanismos que o desencadeiam, bem como o que se tem que fazer em função da situação.
Uma ajuda muito simples, para determinar se está na altura de intervirmos durante o parto de uma porca, é esta ficha em formato de relógio.
Relógio de controlo do parto
Este relógio tem três círculos: o de cor azul representa as horas, o de cor verde os leitões nascidos vivos e o círculo interior, de cor encarnada, indica os leitões nascidos mortos.
Desta maneira simples podemos controlar a situação do parto e cada vez que controlemos a porca moveremos os círculos que se tenham modificado.
Se só movemos o círculo das horas e não temos que mexer nos círculos dos leitões nascidos vivos ou mortos, pode ser um indicador de que temos que agir na porca. Poderá suceder o mesmo se quando controlamos a porca, só mexemos os círculos das horas e dos leitões nascidos mortos. Estaremos perante um parto normal quando, ao voltar a observar a porca, movamos os círculos das horas e dos leitões nascidos vivos. Uma vez finalizado o parto retiramos o relógio e utilizamo-lo noutra porca.
Esta simples ajuda serve-nos para controlar o parto e a sua evolução.
O parto é um momento em que temos que estar o mais atentos possível para reduzir ao máximo os nascidos mortos e esta ferramenta pode ser de grande utilidade para atingirmos os nossos objectivos.