X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Reprodutoras DanBred :pontos chave do maneio

Entrevistámos Jesús Etxart para falar sobre as últimas recomendações de gestão para a porca DanBred.

Fase de recria

A fase de recria é essencial para garantir a qualidade do animal, especialmente em termos de longevidade e vida produtiva. Durante esta fase, deve ser garantido a todos os animais o acesso a ração e água, bem como um espaço mínimo de 0,75 - 1m² por animal até 110kg. A partir dos 110 kg, os animais devem dispor de 1,50 - 1,90 m².

Recomenda-se a utilização de pavimentos de betão com ripas parciais, que não são escorregadios e permitem um desgaste adequado dos cascos. Se a transição tiver pavimentos de plástico, as porcas devem ser transferidas para a recria com um máximo de 18 kg.

Alimentação na recria

Devido ao elevado potencial de crescimento das porcas DanBred, é aconselhável limitar o crescimento. A moderação da taxa de crescimento está positivamente correlacionada com a longevidade, uma vez que tem um efeito positivo no desenvolvimento ósseo.

Um crescimento diário de cerca de 900 g/dia, dos 30 kg aos 150 kg, resulta em melhores resultados no que respeita à reprodução e à produtividade a longo prazo.

Recomendamos uma alimentação restrita porque é uma forma fácil de regular o ganho médio diário. Alimentar os futuros reprodutores ad libitum pode aumentar o risco de o ganho médio diário exceder as nossas recomendações. Ao alimentar dietas moderadas a altas em proteínas é fácil encontrar pesos de 190 kg aos 220-230 dias de idade.

Tradicionalmente, na maioria das recrias, as porcas são alimentadas ad libitum, pelo que recomendamos seguir um padrão de alimentação para atingir o objectivo de: 190 dias, 130 kg, 11-12 mm EGD (espessura de gordura dorsal).

Recomendamos a utilização de três alimentos nesta fase:

  1. Um primeiro alimento até aos 75-80 kg que visa o crescimento correto dos animais e evitar problemas como caudofagia, mordedura de orelhas, etc. (2366 Kcal PT, 8,2 gr/kg Lis SID).
  2. Um segundo alimento, dos 75-80 kg aos 110 kg, muito mais pobre em lisina (2366 Kcal PT, 5,2 g/kg Lis SID), com o objectivo de retardar o crescimento e favorecer a deposição de gordura dorsal. O fornecimento de vitaminas e minerais deve ser adequado para assegurar o desenvolvimento ósseo e uma boa saúde geral.
  3. Uma terceira ração, dos 110 kg até à cobrição, em que se mantém a mesma energia líquida, mas a ingestão de lisina é ainda mais reduzida (2366 Kcal EN, 4,1 g/kg Lis SID) para promover a deposição de gordura dorsal, com um consumo mínimo de 3 kg/dia.

A partir deste momento, é muito importante seguir as recomendações à primeira cobrição, que para as porcas DanBred são:

  • 210-230 dias de idade
  • 150-165 kg de peso
  • 13-15 mm de gordura dorsal
  • Inseminar no segundo ou terceiro cio

Foto 1. La exposición al verraco debe iniciarse a las 26-27 semanas.
Foto 1. La exposición al verraco debe iniciarse a las 26-27 semanas.
Maneio da primeira cobrição

Recomendamos

  • Entrada de quarentena ou recria às 25 semanas e, se necessário, treino com máquinas.
  • Exposição ao varrasco às 26-27 semanas.

Trabalhando desta forma, obteríamos a sincronização do cio entre as 28 e as 30 semanas, para inseminar entre as 31 e as 33 semanas.

Relativamente à primeira inseminação, é necessário dar prioridade ao peso em relação à idade. As porcas que não tenham atingido o peso mínimo de 150 kg devem ser adiadas até ao cio seguinte.

Maneio e alimentação durante a gestação

Uma alimentação correcta pré-cobrição é a chave para bons resultados de fertilidade e tamanho da ninhada.

Nas nulíparas, recomendamos o flushing durante pelo menos 7-10 dias antes da inseminação (3,5 - 4 kg*/dia). Nas porcas adultas, após o desmame, recomenda-se um sistema de alimentação ad libitum até que as porcas entrem em cio e se atinja um consumo de 4,5-5 kg/dia.

Nesta fase, não devemos esquecer a importância da luz, que deve ser de pelo menos 200 lux ao nível dos olhos das porcas, durante pelo menos 16 horas por dia, até ao fim das inseminações.

No início da gestação, recomendamos alimentar as porcas jovens com 2,2-2,4 kg* por dia. O tamanho da ninhada e a fertilidade podem ser afectados negativamente se estas quantidades forem excedidas.

Por outro lado, as porcas adultas devem ser colocadas o mais rapidamente possível em condições corporais ideais (14-17 mm ao parto). Para o efeito, podemos guiar-nos pela seguinte tabela (classificação da condição corporal ao desmame):

Tabela 1. Curvas de alimentação orientativas para as porcas durante a gestação

Dias depois da cobrição Quantidade de ração orientativa baseada na classificação da condição corporal e na espessura da gordura dorsal à cobrição
Magra (12mm) Normal
(12-14 mm)
Gorda (>15mm) Nulípara
1-28 4,3 2,9 2,4 2,2 - 2,4
29-84 4,3 2,3 2,3 2,4 - 2,6
85-108 (Entrada partos) 3,9 3,4 3,4 3,3

*As quantidades de alimento estão baseadas numa dieta de uma densidade energética de 2250 Kcal de EN e 4.2 gr/kg de Lis SID (9.5 MJ EN, 12.5 MJ ME/1.05 EW ).

Alimentar mais as porcas primíparas durante o último terço da gestação favorece o desenvolvimento do tecido mamário.

Foto 2. Las cerdas adultas deben recuperar cuanto antes la condición corporal ideal (14-17mm al parto).
Foto 2. Las cerdas adultas deben recuperar cuanto antes la condición corporal ideal (14-17mm al parto).

Maneio e alimentação nas celas de parto

Uma dose de 3,5-3,7 kg de ração no período periparto (do dia 108 de gestação ao parto), com uma ingestão diária de 20-22 gramas de lisina SID optimiza a produção de leite e o peso da ninhada ao desmame. Uma ingestão elevada de energia na altura do parto encurta a duração do parto e ajuda a reduzir os nados-mortos. Para o conseguir, recomendamos a utilização de um alimento de lactação (2450 Kcal de EN e 8,8 g de Lis SID) nas doses recomendadas desde o início do parto, desde que as condições sanitárias (MMA, diarreia neonatal, etc.) o permitam, ou, caso contrário, um alimento específico para o periparto. O ideal durante esta fase é dar 3 mamadas diárias de 8 a 10 horas.

Após o parto, a quantidade diária de alimentos deve ser aumentada progressivamente e o objectivo deve ser de 6,5-7 kg após 7 dias para as porcas adultas e de 5,5 kg para as primíparas, continuando a aumentar posteriormente.

Foto 3.
Foto 3.

A água é muito importante nesta fase, pelo que recomendamos a utilização de sistemas de elevado caudal com um mínimo de 7-8 litros por minuto.

A porca DanBred pode desmamar 15-16 leitões debaixo da porca, mas com muitas explorações a excederem os 18 nados vivos, é necessário o uso de porcas mães adoptivas ou sistemas alternativos de apoio ao leite para maximizar a produção.

Devido à constante evolução dos animais, os seus requisitos também mudam e os vários manuais estão constantemente a ser actualizados e estão disponíveis no nosso website danbred.com.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista