Sánchez-Osorio explica que nos vamos centrar na TN70, a porca que representa mais de 90% das vendas de híbridos da Topigs Norsvin, mas refere que também têm um híbrido alternativo, a porca TN60, destinada aos mercados que procuram mais robustez ou melhor qualidade de carne.
Afirmou que, se tivéssemos de definir a TN70 com uma palavra, esta seria equilíbrio. Considera que é uma porca que oferece bons índices de produção, tanto na fase reprodutiva como na fase de engorda. Ao mesmo tempo, é uma porca fácil de manejar e com um nível de rusticidade que lhe permite tirar partido da sua genética, mesmo em condições ambientais ou de maneio menos favoráveis.
Objectivos e critérios de selecção
A figura 1 mostra os objectivos de selecção e as suas ponderações. O objectivo de selecção da TN70 reflecte a filosofia de selecção equilibrada da Topigs Norsvin. Por conseguinte, para além dos objectivos mais clássicos, como a prolificidade ou a capacidade materna, são acrescentados outros objectivos, como a longevidade e a robustez. A ponderação dos diferentes objectivos é semelhante.
Na figura 2 observa-se, de forma visual, em que caracteres são concretizados cada um dos objectivos.
De seguida, Sánchez-Osorio explica de forma mais pormenorizada como são medidos os mais importantes.
Tamanho da ninhada
A selecção para aumentar o tamanho das ninhadas foi sempre feita com base na selecção para o total de nascimentos e de nados-mortos, com o objectivo de que qualquer aumento do total de nascimentos não se traduza num aumento de nados-mortos. Assim, o objectivo é aumentar o tamanho da ninhada, mantendo os nados-mortos estáveis ou mesmo diminuindo-os, como mostra a tendência genética obtida na porca TN70 nos últimos anos (figura 3).
Sánchez-Osorio acrescenta que, da forma que funciona a correlação genética entre as características, a selecção com base apenas no aumento do número de nados-vivos seria acompanhada por um aumento do número de nados-mortos.
Rusticidade
A selecção para esta característica visa a obtenção de animais capazes de enfrentar, sem comprometer o seu rendimento, diferentes tipos de desafios ambientais, sanitários, etc...... Os protocolos relacionados com a robustez abrangem uma vasta gama de aspectos.
- Protocolo de sobrevivência. Foi incorporado no índice de selecção há mais de 20 anos e inclui a pesagem dos leitões à nascença (vivos e mortos) e/ou aos 21 dias de vida, bem como o registo de todos os abates e transferências a nível individual nas explorações de selecção (são registados mais de 750000 leitões por ano).
- Qualidade dos aprumos. O nosso protocolo exterior inclui a avaliação de mais de 20 aspectos, incluindo o tamanho do casco, tipo de piso, posição e ângulo das articulações, movimento de marcha, etc... e para todos eles são estimados valores genéticos.
- Além disso, A utilização da tomografia computorizada em grande escala permite avaliar as lesões associadas à osteocondrose e à artrite (uma das principais causas de claudicação) e estimar os valores genéticos que são também incluídos no objectivo de seleção.
- Resistência ao PRRSv: Investigações recentes nos EUA identificaram um marcador genético associado a uma maior tolerância dos animais à infecção por PRRS. Este marcador está incluído no objectivo de selecção das nossas linhas, a fim de aumentar a percentagem de animais que apresentam esta resistência natural à doença.
- Prolapso: Embora na maioria dos casos não sejam de origem genética, estudos recentes determinaram a existência de uma componente hereditária (22% da variação fenotípica é explicada pela genética), o que nos permite trabalhar na selecção para reduzir a incidência.
- Defeitos congénitos. O nosso programa de rastreio inclui o registo das principais malformações congénitas (hérnias inguinais, hérnias umbilicais, hérnias escrotais, atresia anal, criptorquidia, hermafroditismo), com as quais são estimados os valores genéticos para monitorizar e garantir que as malformações congénitas se mantêm dentro dos valores normais.
Longevidade da porca
Inclui a avaliação da condição corporal e das lesões da omoplata ao desmame, o intervalo entre o desmame e a cobrição, a fertilidade, etc., uma vez que estes são alguns dos parâmetros que estão relacionados com o tempo que uma porca permanece na exploração.
Capacidade maternal
A pesagem dos leitões ao nascimento e aos 21 dias, o registo do número e das características das tetas e o registo da sobrevivência dos leitões desempenham um papel fundamental na melhoria da capacidade maternal das porcas.
Caracteres de acabamento
Nos porcos engordados e abatidos, 50% do mérito genético depende da mãe e é por isso que não perdemos de vista o facto de os caracteres de acabamento serem também muito importantes nas linhas fêmea.
- Crescimento e conversão, são incluídos dados individuais por estações de alimentação e têm um peso importante (20%) no objectivo de selecção da linha.
- Qualidade da carcaça. É medido o rendimento da carcaça e das partes principais avaliadas por meio de tomografia computorizada.
- Qualidade da carne. Avalia-se a gordura intramuscular, a perda por gotejamento e o odor sexual, a fim de evitar que a selecção de animais mais eficientes possa comprometer a qualidade do produto final.
Por último, Sánchez-Osorio comenta que estas características não são apenas medidas nos núcleos de selecção, mas muitas delas são também medidas em explorações comerciais com condições de produção convencionais e ligadas aos núcleos (Programa CCPS) para avaliar os resultados das linhas em condições de produção mais próximas das reais e que esta informação é também utilizada na estimativa dos valores genéticos. Em todas estas explorações, a genómica é também utilizada para relacionar a informação aí recolhida com os animais presentes no núcleo.