X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Sabemos como interpretar o que os nossos porcos nos estão a dizer?

Os animais dizem-nos o que estão a sentir, mas será que sabemos interpretar o que estão a dizer?

A detecção precoce dos problemas é um elemento fundamental para os poder corrigir numa fase inicial. Todos sabemos que quanto mais cedo os problemas forem identificados, mais fácil e rápido será encontrar uma solução e evitar que se agravem. Olhar e ver são coisas diferentes... e é algo que todos nós que trabalhamos com animais temos de aprender a fazer.
Queremos dar-vos exemplos de situações muito comuns em que uma boa observação dos animais nos ajudará a identificar problemas e a encontrar uma solução rapidamente.

Os problemas são muitas vezes multifactoriais e devemos sempre começar pelo básico.

Ambiente
Bebida
Comida
Dor
Enfermidade

Começaremos pela transição, que é um dos momentos críticos na vida dos animais.

Transição

Sabemos quando é que um animal mostra os primeiros sinais de não se sentir bem?

1) Leitão desmamado inadaptado

Entrada: o desmame é um dos momentos mais stressantes da vida de um porco. A adaptação de cada animal depende de muitos factores. É essencial saber identificar quais os animais que estão a ter problemas com a alimentação e o abeberamento para encontrar uma solução rápida. Não há medicamentos que possam substituir a falta de ingestão de alimentos e água!

Quer uma pista? Observe os flancos e o pêlo do animal e a sua postura - acha que tem a barriga cheia?
O que é que deveria observar? Os leitões que não vêm alimentar-se começam a perder condição. Veremos uma pelagem mais eriçada, flancos afundados e são menos activos. No início do desmame, é típico ver os leitões que não comem “mastigarem o ar”. O leitão que está a fazer isso já mostra menos vitalidade, flancos afundados e uma postura encurvada.

Quer uma pista? Um animal são não se deixa pisar.

O que é que deveria observar? O leitão do meio está no início de um problema de saúde, neste caso uma meningite. Não reage quando os outros o pisam e a cabeça tem uma certa inclinação.

Quer uma pista? O animal está deitado lateralmente com movimentos oculares. Não é capaz de se levantar. Muitas vezes também o vemos a pedalar.
O que é que deveria observar? Este leitão apresenta movimentos oculares laterais espasmódicos, conhecidos como nistagmo. Este é um sintoma frequente de meningite.

Quer uma pista? Quantos animais estão à espera para comer?
O que é que deveria observar? Os animais nesta fase deveriam estar a comer a ração à vontade. Observámos vários animais que esperavam ansiosamente para se alimentarem e enfiavam o nariz até ao fim, o que pode provocar lesões. Isto pode ser uma ocorrência ocasional, mas verifique se o bebedouro não está entupido, se está vazio (ou se esteve vazio durante horas) ou se o espaço do bebedouro é insuficiente para o número de animais.

Quer uma pista? Há um leitão a tentar mamar de um companheiro de parque.

O que é que deveria observar? Vemos um leitão muito mais pequeno a tentar mamar em vários companheiros de parque. Este tipo de comportamento é normalmente típico dos leitões que foram desmamados demasiado cedo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista