30 de Setembro de 2011
O mercado voltou a manter-se estável na segunda quinzena de Setembro em Portugal. A boa notícia do mês de Setembro é que o preço dos porcos não desceu. Apesar das indicações de mercado serem de manter o preço, houve matadouros que deslizaram ligeiramente o seu preço pago aos suinicultores.
Em quase toda a Europa a cotação dos porcos também se manteve (Alemanha, Holanda, Bélgica, Dinamarca). De todas as formas, continua a comentar-se que a tendência do preço é de subida.
A excepção entre todos os Países da Europa, pelo lado positivo, foi a França que nesta quinzena subiu o preço dos porcos 0,024?. Bom sinal!
Como referi acima, este mÊs de Setembro de 2011 foi verdadeiramente atípico tendo em consideração os que se costuma passar nos meses de Setembro dos anos anteriores. Este ano o preço manteve-se em toda a Europa e esta é uma consequência da grande fluidez nas vendas de carne de porco dos Países da U.E. para Países Terceiros.
Nos primeiros 7 meses do ano, o aumento nas vendas de carne de porco da U.E. para aqueles Países foi de 20%. Dados provisórios dão-nos indicação que em Agosto e Setembro as vendas continuaram em bom ritmo.
O mês de Setembro foi bastante calmo. Espera-se que o mês de Outubro permita a subida do preço dos porco, que tão essencial é para os Suinicultores e Industriais portugueses.
Setembro calmo. E como vai ser Outubro?
O mês de Setembro de 2011 foi verdadeiramente atípico no que diz respeito ao preços dos porcos. Este ano o preço manteve-se igual todo o mês ao contrário do que tem sucedido em anos anteriores, cujo preço sofre fortes descidas.
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista