X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Situação actual das explorações suínas europeias perante a Lei do Bem-estar animal

Foi divulgado um relatório pelo BPEX (Inteprofissional britânico) relativo à aplicação das regras de bem estar animal em diversos países membros de InterPIG Group, advindo dele um documento com algumas conclusões.

6 Maio 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi divulgado um relatório pelo BPEX (Inteprofissional britânico) relativo à aplicação das regras de bem estar animal em diversos países membros de InterPIG Group. Neste documento, baseado em respostas dos membros, puderam ser tiradas algumas conclusões relativas a estas regras.

Reino Unido e Suécia: o alojamento em grupo das porcas era já um requisito legal.

Áustria: 60% das explorações e 70% das fêmeas já estavam em alojamento em grupos, em finais de 2011, mas calcula-se que apenas 80% dos produtores cumprirão totalmente as normas de bem-estar em final de 2012.

Bélgica: (Flandres) apenas 36% converteram o alojamento de porcas em grupos e 13% planeiam fazê-lo. Muitos dos restantes devem escolher abrir, simplesmente, as jaulas, o que pode não ser suficiente para cumprir todos os regulamentos, ou mesmo deixar de produzir ou fazer criação.

República Checa: 94% da produção já está baseada em alojamento de porcas em grupos e é provável que muitos produtores não cumpridores já tenham deixado de produzir.

Dinamarca: 75% das porcas já se encontravam em alojamento em grupos nos finais de 2011, espera-se que em finais de 2012 já se cumpra a totalidade do regulamento.

França: uma recente estimativa do ministério da agricultura refere que 50% das explorações francesas estão, a 1 de Janeiro de 2012, de acordo com o regulamento.

Alemanha: pensa-se que metade das explorações já cumpria o regulamento nos finais de 2011, sendo a percentagem maior em regiões de mais produção, mas nas regiões com maior produção pensa-se estar próximo da conformidade total.

Irlanda: pensa-se que cerca de 40% das explorações cumprem o regulamento, mas apenas 60% das unidades serão totalmente regulamentares antes do fim de 2012.

Itália: foram obtidos dados através de um questionário por telefone revelando que em Março de 2012 entre 35 e 40% das porcas estavam alojadas em grupos, cobrindo cerca de 200000 porcas. As explorações pequenas podem fechar antes do final do ano mas as médias e grandes podem adaptar-se ao regulamento.

Holanda: apenas metade das explorações foi totalmente convertida ao alojamento das porcas em grupos antes do final de 2011 e no final de 2012, cerca de 90% das explorações , com cerca de 90% das porcas, estarão convertidas.

Espanha: dos grandes produtores, apenas 50%, no Verão de 2011, cumpriam com os requisitos, espera-se o cumprimento total no final de 2012. Contudo, nos pequenos produtores, o cumprimento dos requisitos é muito menor, com apenas 21% a cumprir na totalidade no final de 2013.

A informação sobre membros que não fazem parte do InterPIG group é limitada.

Polónia: ficou estimado que 70 a 80% das explorações polacas que criam porcos cumpram a normativa no meio de 2011.

Roménia: é provável que muitos dos produtores não cumpram com os requisitos no fim do prazo.

Enquanto que em alguns Estados Membros os produtores já deixaram de produzir, em outros irão deixar completamente de produzir, ou pelo menos de criar até ao final de 2012.

Abril 2012. Market impact of EU regulations on group housing of sows. BPEX. Reino Unido http://www.bpex.org.uk/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista