17 de Junho de 2011
Ligeira subida do preço dos porcos em Portugal nesta primeira quinzena de Junho empurrado pela ligeira subida de Espanha e pelas fortes subidas do Norte da Europa.
A subida em Espanha foi inferior à de Portugal.
O norte da Europa, principalmente a Alemanha, Holanda em Bélgica as subidas foram mais acentuadas que no Sul. Este facto parece contrariar o que é normal no mercado no início do Verão em que os porcos sibem no Sul e se mantêm no Norte.
De todas as formas, a saída da carne da stockagem privada continua a afectar o desenrolar do mercado.
As previsões alemãs de que o seu preço iria subir em Junho foram cumpridas. Esperemos que a sua influência não tarde a propagar-se aos outros Países da União Europeia, principalmente aos do Sul como Portugal e Espanha.
No meio de toda esta confusão do mercado dos porcos, a subida das matérias-primas não pára, tornando incomportável os custos de produção. Ou o preço dos porcos sobe~ rapidamente ou a situação dos suinicultores irá tornar-se ainda mais grave do que é neste momento.
Junho costuma ser um mês de fortes subidas do preço dos porcos em Portugal. Este ano já passou metade do mês e a subida foi irrisória. Esperemos que na segunda quinzena as coisas de alterem para melhor.
![](https://www.3tres3.com.pt/3tres3_common/dist_nou/css/images/imb5.png)