Manutenção do preço dos porcos em Portugal na primeira quinzena de Abril, o que faz com que o preço seja idêntico desde o final de Fevereiro, ou seja, há já um mês e meio.
A Espanha, que também manteve preço nesta quinzena, continua apresenta um preço de referência pago aos suinicultores que é uns 0,10-0,12€/kg acima do preço pago aos suinicultores portugueses pela indústria Nacional e continua a ser o preço mais alto da Europa.
No resto da Europa a Alemanha continuou a subir o preço dos porcos nesta quinzena e começa a aproximar-se do preço espanhol. As subidas alemãs costumam ter influência na Holanda e na Bélgica e esta quinzena não fugiu à regra. A Dinamarca apresentou uma subida bem mais ligeira do que os anteriores Países.
Mas nesta quinzena, o campeão das subidas foi a França. A subida verificada naquele País foi de 0,131€/kg carcaça. Fantástico!
Os produtores franceses e as demais entidades da Fileira (Interprofissional) têm feito uma forte defesa da carne de porco de ORIGEM FRANCESA. Este facto levou a grande distribuição a centralizar os seus pedidos neste tipo de carne. Juntando a maior procura de carne francesa a um menor efectivo de suínos naquele País, a oferta de animais para abate torna-se insuficiente para cobrir as necessidade do mercado e a procura adicional ficou completamente "destapada". Uma procura maior que a oferta dá forte aumento de preço. Nada mais simples.
Às vezes fico a pensar: porque será que em Portugal não acontece o mesmo, visto que somos um País altamente deficitário na produção de porcos face às necessidades internas de consumo?
Os preços mais baixos da Europa começam a subir e alinham-se com os preços mais elevados, apesar de se aproximar o período Pascal que é uma das épocas do ano de mais baixo~ consumo. Bom sinal, portanto!
Na semana passada houve reunião de previsão de preços na U.E. e os sesu resultados foram bastante animadores. Todos os Países apontaram subidas no preço dos porcos para os próximos meses de Verão, dado que também é importante para o ânimo e para a tesouraria dos suinicultores.
Por outro lado, outra informação que corre nos "mentideros" da U.E. e que é importante para o equilibrio do mercado refere-se ao envio para Países Terceiros da carne da stockagem privada. É referido que o mercado principal para o seu envio será a Coreia do Sul, que tem um forte déficit interno em consequência dos abates sanitários efectuados devido ao surto de Febre Aftosa (foram abatidos mais de 2 milhões e meio de porcos).
Nas matérias-primas continuou a tendência de ligeiura descida de preços nos mercados mundiais.
As previsões de mercado são boas para os próximos 3-4 meses com a previsível forte subida do preço dos porcos.
Subidas alemãs influenciam o preço na Europa do Norte
15 de Abril de 2011 Manutenção do preço dos porcos em Portugal na primeira quinzena de Abril, o que faz com que o preço seja idêntico desde o final de Fevereiro, ou seja, há já um mês e meio. A Espanha, que também manteve preço nesta quinzena, continua apresenta um preço de referência pago aos
Comentários ao artigo
Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
faz login e inscreve-te na lista