Altos níveis de óxido de zinco (ZnO) são uma arma eficaz contra bactérias gastrointestinais que frequentemente causam diarreia em leitões durante a transição posterior ao desmame. No entanto, a partir de Junho de 2022, a UE vai impor a proibição do uso de ZnO nas rações de leitões desmamados, decisão que tem desencadeado uma intensa busca por uma solução alternativa.
A transição após o desmame é um dos períodos mais desafiantes na vida de um porco, associada a stress, baixo crescimento e diarreia. As soluções geralmente giram em torno da optimização da dieta, pelo que a busca por uma alternativa ao ZnO inicialmente concentrou-se em encontrar um ingrediente que pudesse servir como um substituto 1: 1.

Mas, à medida que se aproxima a data limite imposta pela UE, é cada vez mais claro que a solução não pode ser encontrada apenas em ingredientes para a ração. Por outro lado, a substituição do ZnO requer uma solução mais complexa onde o estado sanitário, o maneio e a higiene devem ser combinados com estratégias de alimentação e soluções alimentares numa resposta integral contra a diarreia ao desmame (ver figura 1). As experiências práticas na produção suína dinamarquesa demonstram isso mesmo.

Figura 1. Uma abordagem multifactorial para a alimentação sem zinco. Fonte: Vilomix.
A natureza do desmame moderno
Em condições naturais, o desmame é um processo longo. No entanto, na produção moderna, ocorre de forma precoce e abrupta. A separação repentina da porca é acompanhada pela necessidade de adaptação a um novo padrão de alimentação e bebida, a mistura com outros leitões e o estabelecimento de uma nova hierarquia. Ao mesmo tempo, o leitão deve lidar com a mudança do leite de porca para uma ração de origem vegetal e sólida, que contém proteínas e hidratos de carbono mais complexos. Isso causa grande stress psicológico.
Estes eventos geralmente resultam numa redução no consumo de ração nos dias imediatamente após o desmame e podem causar anorexia em leitões. Isto é crítico porque a idade de desmame do porco, por volta das três a quatro semanas, coincide com o facto de os seus órgãos, principalmente o tracto gastrointestinal (GI), ainda estarem em desenvolvimento e não totalmente funcionais.
Equilibrando a alimentação
É necessário um fornecimento constante de nutrientes para apoiar o desenvolvimento do tracto gastrointestinal e manter a mucosa. Se o intestino estiver vazio, as vilosidades e grande parte das células responsáveis pelos processos digestivos e de absorção irão degenerar. Isto pode frequentemente levar a diarreia e redução do crescimento.
A alimentação é um acto de equilíbrio, uma vez que os componentes da ração e sua digestibilidade devem adaptar-se continuamente às diferentes necessidades do porco em crescimento. Uma ampla gama de aditivos alimentares está disponível para apoiar o sistema digestivo dos porcos e neutralizar o impacto negativo das mudanças no desmame.
Experiências práticas na Dinamarca
De 2020 a 2021, foram realizados projectos de seis meses com vários produtores de suínos e seus veterinários em colaboração com o SEGES (o Centro Dinamarquês de Investigação Suína). O objectivo tem sido encontrar soluções para os desafios das explorações que produzem a sua própria ração na eliminação do ZnO.
Com base nas necessidades de cada exploração, os projectos implementaram novas estratégias e iniciativas de alimentação dentro das práticas de higiene e maneio. As lições aprendidas são claras. O foco na alimentação é vital, tanto em termos do nível de proteína bruta como na escolha das fontes de proteína, onde as proteínas de fácil digestão são muito importantes. Mas a alimentação por si só não garante o êxito, procedimentos estritos de higiene e incentivo aos leitões a serem activos com alto consumo de ração também são essenciais.
Tabela 1. Pontos chave nas unidades de maternidade e transição
Maternidade | Transição |
---|---|
Higiene (lavagem, desinfecção, secagem) | |
Estimular a que os leitões estejam activos, assegurando que se levantem e movam para os dispensadores de alimento para assegurar o consumo de alimento, p.e. aumentando o nº dos consumos diários. | |
Abrir e ajustar os dispensadores de alimento para assegurar o consumo de ração. Abrir os comedouros para assegurar que a ração esteja disponível para os leitões. Os comedouros devem estar ajustados em função da idade dos leitões. |
|
Estratégia de alimentação (eleição de matérias-primas) |
As explorações de porcos participantes conseguiram eliminar o ZnO sem aumentar muito o nível de tratamento com antibióticos, o uso de antibióticos na ração como promotor de crescimento não é permitido na Dinamarca nem no resto da UE. Várias das explorações também experimentaram um aumento de produtividade depois de eliminar o zinco de uso medicinal da ração (ver o exemplo de uma exploração nas figuras 2 e 3).


Figura 2. Ganho diário médio obtido em 3 testes de 6 meses cada um, de Abril de 2020 a Setembro de 2021, com 12.000 - 12.500 leitões por ensaio em diferentes condições (ZnO sem outras acções, sem ZnO mas com novas estratégias de alimentação e iniciativas em higiene e manijo y ZnO combinado com novas estratégias). Fonte: produtor de porcos dinamarquês Anders Rold, participante no projecto SEGES / Vilomix.

Figura 3. Índice de conversão obtido em 3 testes de 6 meses cada um, de Abril de 2020 a Setembro de 2021, com 12.000 - 12.500 leitões por ensaio em diferentes condições (ZnO sem outras acções, sem ZnO mas com novas estratégias de alimentação e iniciativas em higiene e manijo y ZnO combinado com novas estratégias). Fonte: produtor de porcos dinamarquês Anders Rold, participante no projecto SEGES / Vilomix.
Isto demonstra que podem ser obtidos benefícios reais ao eleger o alimento adequado ao desmame, centrar-se na higiene e em promover que os leitões estejam activos na maternidade e transição. Não falamos de tecnologia aeroespacial mas, como mostra a experiência dinamarquesa, a formulação de processos em sistemas bem estruturados marca uma grande diferença.