Cada suinicultor tem a sua própria forma de registar as cobrições das porcas: alguns utilizam um caderno, outros um calendário, outros as páginas impressas do software de gestão das porcas.... Mas o importante é que se trate de um processo simples, eficiente e eficaz.
O registo deve conter, pelo menos, os dados essenciais sobre a cobrição da porca, que podem ser reduzidos a três elementos: a data, o número da porca e do varrasco. Evidentemente, é aconselhável que estes dados sejam completados por outros dados não tão essenciais mas úteis para o maneio reprodutivo, tais como notas sobre a porca consideradas importantes. Por exemplo, se ela está a voltar ao estro, se foi submetida a tratamento hormonal, se tem problemas de qualquer tipo, se estamos a testar uma determinada sonda, um novo método de inseminação, etc.

É obrigatório manter um registo em papel dos dias de cobrição, mesmo para aqueles que utilizam programas informáticos, a fim de dispor de uma cópia de segurança em caso de perda dos dados electrónicos.
Desde há vários anos, a SUIVET tem um livro de registo em que, cada página, corresponde a uma semana do ano, onde podem ser registados todas as cobrições feitas durante a semana: a página anterior e a página seguinte contêm as cobrições das respectivas semanas.

Esta gestão "semanal" do registo facilita a anotação e posterior consulta dos dados, inclusive na gestão de bandas plurisemanais.

Desta vez, apresentamos um registo semanal que tem uma caraterística adicional: foi construído ao estilo das listas de endereços (como as antigas listas telefónicas em papel) e, do lado direito, tem 52 separadores, correspondentes às semanas do ano.

A razão para tal é que, na gestão moderna dos suínos, todos os cálculos, raciocínios reprodutivos, etc., são efectuados em múltiplos semanais. O ciclo reprodutivo das porcas é de três semanas, a lactação tem lugar entre três e quatro semanas, as porcas têm de ser agrupadas (normas de bem-estar) quatro semanas após a cobrição, etc. ....
Assim, através de um livro de registo semanal, é possível acompanhar as porcas até um determinado grupo.
Se for a semana 20 e as porcas tiverem de ser transferidas das jaulas para os parques, basta colocar o dedo no nº 16, abrir a página e terá a lista de porcas.
Se uma porca repetir o cio, basta abrir a semana 17 para encontrar o serviço anterior e apagá-lo.
E assim por diante...
