Segundo a investigação científica (e a prática na exploração), o maneio da alimentação da porca lactante é um dos principais factores de êxito de uma exploração de porcas.
As híbridas modernas são mito prolíficas, têm baixas reservas de gordura e elevada produção de leite: se não são alimentadas adequadamente durante a lactação, as porcas demasiado magras ao desmame têm dificuldades em ficar prenhas. Portanto, é importante assegurar que a porca lactante ingira uma quantidade adequada de ração todos os dias. Para aumentar esta ingestão diária, é fundamental aumentar o número de refeições: pelo menos 2, mas é melhor 3... ou mais. Mas dar muitas refeições, se não se dispõe de um sistema automatizado, requer tempo e mão-de-obra.
Este suinicultor lembrou-se de instalar uma linha de distribuição de ração seca que passa pelo fundo do corredor de cada sala de maternidade, onde se encontra colocado um pequeno carro que se mantém constantemente abastecido de ração.
O tratador apenas tem que entrar na sala, empurrar o carro e alimentar as porcas, para finalmente voltar a colocá-lo no seu lugar. Cada sala tem o seu carro, pelo que não há que o levar para outras salas, o que representaria uma perda de tempo e energia.
Deste modo, cada vez que entra na maternidade, poderá distribuir ração às porcas que dela necessitem.