Na suinicultura italiana, a presença de parques de suínos ao ar livre é uma realidade generalizada, sobretudo nas explorações mais antigas.
Através de uma abertura na parede, os porcos passam do interior para o exterior. Desta forma, os animais podem escolher o ambiente que consideram mais adequado.
As coisas mudam quando um trabalhador entra no parque: os animais ficam perturbados e tentam fugir indo para o exterior (ou vice-versa).
Uma das razões para os trabalhadores entrarem no parque é para efetuar a profilaxia da vacinação.
Para uma vacinação adequada, é útil agrupar os animais numa área limitada, utilizando tábuas ou divisórias, para evitar a repetição de trabalho e também para evitar perseguições entre humanos e animais.
Quando existe um parque ao ar livre, é essencial reunir os animais num dos dois espaços e, para o efeito, é necessária uma pessoa para manter a abertura fechada com um painel.
Como a mão de obra é sempre limitada, eis a proposta deste produtor: um painel de madeira que é fixado sobre a passagem para impedir a passagem dos porcos.
Sem entrar em longas descrições, as fotografias falam por si: de um lado do painel existe um suporte metálico que se apoia nas paredes laterais ao qual é soldada uma haste roscada e do outro lado existe um parafuso com uma pega que permite que o painel seja mantido firmemente contra a parede.