Movimentação de animais! Sem dúvida que figura entre as tarefas que põem à prova a resistência física e "mental" dos trabalhadores das explorações. Sim, os que trabalham diariamente na exploração estão em constante movimento: levar as porcas para as diferentes áreas (maternidade, inseminação, gestação...), levar os leitões para as baterias, carregá-los no camião quando são vendidos, movê-los para a engorda... é interminável! E, frequentemente, para além do esforço físico, está o mental: animais que dão a volta no corredor, outros que gritam e assustam os restantes, os que se negam a ir para o seu destino e insistem, estoicamente, em tentar voltar à sua origem, e quanto maior for a experiência que os porcos tenham, mais se nota!
Mas o que realmente leva a paciência ao limite é que, quando estão quase a entrar no local de destino, caia o painel que estava mal fixado e todos (pessoas e porcos) comecem a correr feitos loucos pelos corredores.
Este painel, muito simples, mas funcional, serve para movimentar os porcos no pavilhão de engorda.
O produtor comprou, a preço de saldo, uns velhos painéis laterais de camião feitos de alumínio, ou seja, leves e resistentes inclusive para porcos de maior tamanho e mais pesados. Mediu a altura das paredes e a largura do corredor e construiu uns painéis que têm uma altura 30 cm superior às paredes e que são ligeiramente mais estreitos que os corredores; na parte superior fixou dois ganchos da largura das paredes do corredor e, numa das duas faces frontais colocou mais dois ganchos para guardar os painéis quando não os usa.
Quando se colocam os painéis junto da entrada do parque donde devem entrar ou sair os animais, estes prendem-se pelos ganchos superiores às paredes do corredor, ficando inclinados (porque são 30 cm mais altos do que as paredes do corredor). Deste modo, os porcos não os podem mover nem tirar com o focinho. Terminada a tarefa de deslocar os animais, os painéis são pendurados pelos ganchos frontais na parede do corredor, ficando sempre disponíveis e sem estorvar ou impedir a passagem.