A recolha de dados é uma das coisas mais importantes durante a criação.
De facto, há tantos acontecimentos na vida de uma porca que é impossível para o produtor pecuário lembrar-se de todos eles. Muitas decisões baseiam-se nesta recolha e no seu posterior processamento e interpretação. Muitas vezes, o produtor pecuário subestima a sua importância e pensa que registá-los nos registos é aborrecido e uma perda de tempo. Mas, sem os dados, não temos as referências económicas ou sanitárias que nos permitem identificar os pontos críticos.

Actualmente, o mercado oferece muitos programas informáticos que utilizam e processam os dados mais importantes da exploração e oferecem também a possibilidade de imprimir os cartões de acordo com a fase produtiva: inseminação, parto, desmame, engorda....
Mas onde é que colocamos o registo impresso? Obviamente não no escritório, longe dos animais! Tem de ser no local onde se realizam os acontecimentos que têm de ser registados. É aqui que surge o problema. Uma folha de papel, numa sala com porcos, terá uma vida curta: humidade, temperatura, água, moscas, pó e... porcos.

A ficha deve ser colocada o mais próximo possível do acontecimento a registar e a protecção não deve impedir a escrita. Por exemplo, se utilizarmos uma tampa de plástico transparente, a ficha estará bem protegida e permitirá a leitura, mas teremos de a retirar sempre que quisermos escrever.
Nesta exploração, encontraram uma boa solução: há muitos tipos de porta-fichas caseiros, mas este destaca-se pela sua simplicidade e funcionalidade.

Utilizaram uma folha de alumínio, ligeiramente maior do que uma folha de papel A4, que dobraram no lado comprido, o que permite que seja pendurada na jaula de parto. Uma folha de plástico transparente foi colada por cima com fita adesiva reforçada. A folha de papel é também fixada com fita adesiva de dupla face, e já está! Para escrever, basta levantar a folha de plástico, para ler, está sempre disponível e o papel está protegido das influências ambientais.

Também é possível fazer anotações rápidas na folha de plástico com um marcador permanente, sem ter de a levantar. Um orifício na folha permite uma fácil arrumação.
