A laboriosa tarefa de desmamar, vacinar e, por vezes, classificar os leitões por tamanho ou sexo tornou-se mais fácil tanto para o pessoal como para os leitões graças a um novo invento. Dois trabalhadores das explorações de porcas HyLife em La Broquerie, Manitoba (Canadà), Robert Lafrenière e Barak Doell, criaram a "rampa de desmame Hylife". Normalmente, no desmame o pessoal deve levantar repetidamente os leitões desde o solo para os passar a outro trabalhador que lhes dá a vacina. Isto gera uma sobrecarga nos braços e nas costas dos funcionários. O uso de uma rampa de desmame resolve este problema ao mesmo tempo que melhora o bem-estar animal. Ainda que existam diferentes opiniões sobre a vacinação no momento do desame devido ao aumento do stress, trata-se de uma prática comum no sector.
É assim que funciona a rampa
No corredor da maternidade, os leitões avançam para a rampa e sobem em grupos. Uma vez lá dentro, baixa-se uma porta com um sistema de polis. A partir daqui, já situados à altura da cintura, os trabalhadores podem agarrar os leitões e vaciná-los de modo mais ergonómico. A seguir, os leitões podem-se classificar, no caso da figura 2, por sexos, colocando-os no tobogán correspondente de cada lado da estação, voltando a descer o solo de forma segura e gradual.
A rampa recebeu o Prémio F. X. Aherne de Inovação na Produção Suína no Seminário de Suinicultura de Banff de 2023 e a aprovação da célebre especialista em comportamento animal, Temple Grandin. "Surpreendeu-me como os leitões utilizavam bem esta rampa; é o tipo de coisas que facilitam o maneio... Elimina-se uma tarefa dura que castiga as costas dos trabalhadores".
Redacção 333