Nos últimos anos chegaram ao mercado numerosos dispositivos para a aplicação de vacinas sem agulha. Ao não utilizar agulha, já que inoculam a vacina por pressão, apresentam numerosas vantagens, como sejam evitar a transmissão de doenças entre animais, evitar a rutura de agulhas dentro do animal, evitar acidentes laborais (picadas). Alguns modelos estão, inclusive, ligados a uma App, para poder controlar todo o processo.
Como nada é perfeito, também apresentam alguns inconvenientes, são grandes e incómodos de manejar, o qual obriga a ter um operário a agarrar o dispositivo enquanto os outros aproximam os leitões para serem vacinados. No mercado já há alguns dispositivos "mãos livres", mas a maioria não é.
Tal e como se vê no vídeo, nós usamos um bidón cheio de água até metade, para assegurar a sua estabilidade, sobre o qual fixamos um molde que fez o serralheiro para poder prender a pistola com segurança, com o qual evitamos a necessidade de ter um operário para agarrar a pistola.
Podem observar que uma só seringa sem agulha é capaz de vacinar a mesma quantidade de leitões do que duas seringas intramusculares no mesmo tempo.