A duração da gestação das porcas situa-se, normalmente, entre os 115 e os 116 dias, mas pode ir desde os 112 aos 119 dias. Este vídeo irá ajudar-nos a identificar os principais sinais relacionados com a gestação avançada:
Semanas anteriores ao parto
- Distensão do abdómen devido ao crescimento dos fetos.
- A glândula mamária desenvolve-se e aumenta de tamanho.
- Nos dias anteriores ao parto podem gotejar, dos têtos, pequenas quantidades de colostro
Horas antes do parto
- Pode-se tirar leite dos têtos.
- A porca pode apresentar uma postura com o dorso afundado.
- A vulva pode inchar, avermelhar e relaxar.
- Entre as 12-24h antes do parto, as porcas apresentam comportamento de nidificação: podem fuçar, escavar o solo com as patas e morder as barras da jaula.
- À medida que se aproxima o momento do parto, a frequência respiratória pode aumentar de ~20 a ~60 inspirações por minuto.
- Antes do nascimento do primeiro leitão, as porcas estão inquietas, deitam-se e levantam-se antes de se deitarem de lado para parir.
Início do parto
- A porca empurra com os seus músculos abdominais, veremos que estica as patas traseiras, para expulsar o leitão pelo canal do parto.
- Os leitões costumam nascer com intervalos de 15-20 minutos, ainda que possam nascer numa rápida sucessão ou em intervalos prolongados de mais de 30 minutos.
- Os leitões costumam nascer com o cordão umbilical intacto, mas os seus movimentos rompem-no, permitindo-lhe localizar as glândula mamárias em cerca de 20 minutos.
- Os nascidos mortos relacionam-se com a redução das contracções e com o cansaço da porca. Quando o intervalo desde o último leitão supera os 20 minutos e a porca parece estar a fazer força, é um indicador de possíveis problemas.
Final do parto
- Após o nascimento do último leitão, o fluxo sanguíneo e a pressão libertam a placenta do útero e a porca expulsa-a.
Uma intervenção atempada requer conhecimento dos intervalos entre leitões e a observação da porca.
Entender os processos que controlam o parto e reconhecer os sinais das diferentes etapas, pode ajudar os produtores a desenvolver planos de maneio eficazes para a porca, para as instalações e para o pessoal de forma a aumentar a probabilidade dos leitões nascerem vivos.
Este vídeo é uma versão gráfica do artigo "Os sinais do parto: Fisiologia e comportamento da porca".
Redacción 333