Lordose e cifose - Atlas de patologia
Localização: aparelho locomotor
Causada por: Osteoporose, raquitismo, deficiência Vit D Osteocondrose
Esta forma de lordose e cifose afectava mais de 5% dos porcos de engorda desta exploração, independentemente do sexo, ainda que os machos estavam mais afectados que as fêmeas. Isto pode estar relacionado com o seu crescimento mais rápido relativamente às fêmeas. A descoberta de exostoses ósseas nas costelas e o engrossamento das uniões costocondrais na necrópsia sugeriram uma desordem metabólica relacionada com a dieta, que provocava uma mineralização óssea pobre. O aparecimento precoce do problema, em combinação com coxeiras a partir das 5 semanas de vida, fizeram pensar que o problema podia ter a sua origem na fase fetal. Portanto, a investigação centrou-se na dieta das porcas em gestação. Detectaram-se níveis elevados de vitamina A e um rácio Ca-P baixo. Com a correcção das dietas a situação melhorou.
A cifose nos porcos pode ser secundária a diversas lesões primárias localizadas nas vértebras, como osteomielite, fracturas, neoplasias e transtornos metabólicos. Também foram sugeridas outras causas como dor nas patas e nos costados, stress muscular na coluna vertebral, chegada precoce dos machos à puberdade e infecções virais intrauterinas. Também há a possibilidade de ser um problema genético.
A cifose e a lordose podem ser um factor de perda de valor da carcaça em consequência da dificuldade em processar os músculos em redor da coluna.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista