Caso clínico: Medidas de controlo num surto de Doença dos Edemas
Foram tomadas uma série de medidas infrutíferas até que finalmente se consegue eliminar o problema.
Foram tomadas uma série de medidas infrutíferas até que finalmente se consegue eliminar o problema.
Há 20 anos, as nulíparas eram cobertas demasiado pequenas, depois passaram a ser cobertas demasiado grandes e agora é que se está num ponto intermédio.
As explorações com mais produtividade nem sempre são as melhores, também deve ser considerado o peso do leitão desmamado e o consumo de ração da porca.
Diversos sistemas permitem que as porcas comam várias vezes ao dia, em alguns decidimos nós, em outros decidem as porcas.
Obter uma alta prolificidade e saber aproveitá-la (traduzi-la em leitões desmamados) é vital para a produtividade da exploração de porcas.
Verifica-se um inusual aumento das repetições entre 31-39 dias. A maioria ocorriam nas porcas previamente negativas na ecografia e aconteciam antes dos 42 dias.
Saber aproveitar ao máximo o espaço de maternidade é um ponto chave, não só no momento de fazer porcas adoptantes, mas também para aumentar a idade ao desmame. A célula de parto é o lugar mais caro da exploração, deve saber-se sacar o máximo rendimento possível!
Ao fazer porcas adoptantes adiantando leitões acabamos por desmamá-los uma semana antes. Isto leva a certos problemas.
A partir dos 3-4 dias de lactação já não é recomendável substituir leitões atrasados por bons porque é provável que a teta a ocupar já esteja seca devido ao escasso estímulo durante vários dias seguidos.
Como conseguir que as porcas arranquem a lactação com o máximo número de leitões viáveis.
Quando faltam tetas, o leitão mais forte ocupa sempre a posição do mais fraco, que fica semin mamar.
No Conselho anterior vimos que em explorações pequenas podia ser interessante manter uma certa ordem de entrada das porcas dentro da sala em função do número de parto.
No entanto, em explorações grandes ou que agrupam muitos partos ao mesmo tempo (maneio em bandas superiores a uma semana), a situação é diferente. A ordem deve ser planeada de outra maneira porque, se as salas não são muito grandes, haverá um mesmo lote alojado em várias salas.
Se, quando já estão as ninhadas igualadas, pare uma porca ao fim da tarde, como fazemos?
E se desmamássemos à 6ª feira e fossemos capazes de bloquear estes partos durante 2 dias? Teríamos a maioria dos partos concentrados a partir de 2ª feira.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153565 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?