Klaus Depner
Friedrich-Loeffler-Institut - Institute for International Animal Health - Alemanha AutorO Dr. Klaus Depner formou-se em medicina veterinária pela Escola de Medicina Veterinária de Hannover, Alemanha, em 1988. De seguida trabalhou na Namíbia como chefe do departamento de virologia do Laboratório Veterinário Central de Windhoek, onde teve contacto pela primeira vez com o vírus da Peste Suína Africana (PSA).
Em 1993, ele retornou à Alemanha e trabalhou como cientista sénior no Laboratório de Referência Europeu para Peste Suína Clássica (PSC) no Instituto de Virologia da Faculdade de Medicina Veterinária de Hanover até 1997. Em 1998, tornou-se director do Laboratório Alemão Referência nacional para PPC e PPA no Friedrich-Loeffler-Institut (FLI) na ilha de Riems.
Em 2007, Klaus Depner ingressou na FAO em Roma por um ano, onde foi responsável por Doenças Transfronteiriças de Animais (TAD) na Europa Oriental e no Cáucaso. Durante esse tempo, a PSA entrou na Geórgia e propagou-se pelo Cáucaso. Conduziu os primeiros levantamentos epidemiológicos para a PSA na Geórgia, Arménia e Azerbaijão e participou de programas de controlo e erradicação.
De 2008 a 2010, trabalhou como legislador na área de saúde animal e zootécnica em Bruxelas na Comissão Europeia (DG-SANTE) com responsabilidade por doenças suínas notificáveis.
Em 2010, regressou ao FLI e agora trabalha como Cientista Sénior no Institute for International Animal Health / One Health. Ele conduziu inúmeras investigações epidemiológicas sobre a PSA fora e dentro da UE e esteve envolvido no desenvolvimento de programas de controlo e erradicação da PSA.
De 2011 a 2020, Klaus Depner foi membro do Painel de Saúde e Bem-Estar Animal da EFSA e contribuiu com vários pareceres científicos sobre saúde animal.
Curriculum actualizado: 08-Set-2021
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista