Caso clínico: Aumento de repetições: maneio ou PRRS?
Numa exploração PRRS+ aumentam as repetições em pleno aumento de efectivo e mudança de maneio em bandas, de 3 semanas para 1.
Numa exploração PRRS+ aumentam as repetições em pleno aumento de efectivo e mudança de maneio em bandas, de 3 semanas para 1.
Explica-se como gerir as porcas adoptantes em sistemas de bandas a três semanas através de um exemplo prático.
Quando a produtividade baixa mas a eficiência produtiva se mantém…
Numa política de renovação tradicional põe-se um parto limite, no qual são eliminadas as porcas após o desmame, eliminando poucas porcas antes desse parto, e deixando muito poucas para lá desse parto. Mas o que é que acontecia se modificássemos esta política atendendo ao rendimento das porcas?
Minimizando as perdas de porcas nos primeiros ciclos conseguem-se três efeitos positivos para a eficiência económica de uma exploração.
Um dos desafios encontrados nas porcas hiperprolíficas é que o tamanho da ninhada influi no número de leitões nascidos mortos. Mas sabemos em que medida?
Este artigo analisa o maneio em bandas de 4 semanas, muito comum em explorações pequenas (250 porcas) em países como França e compara-o com o maneio em bandas de 3 semanas.
Nesta segunda parte são tratados os problemas derivados de não anotar correctamente a causa das perdas na gestação, as baixas de porcas e leitões, as porcas adoptantes e os tratamentos hormonais.
Nesta primeira parte tratam-se os dados atrasados e os impossíveis, as porcas que já não estão na exploração mas continuam efectivas no programa de gestão e as taxas de partos de 100% em nulíparas.
O número de porcas que sofrem algum tipo de lesão de patas é muito superior ao que se vê de forma aparente e mais frequente em segundos partos.
Aparentemente, os problemas de coxeiras apenas representam 5% das causas de envio para o matadouro…
O mês em que as porcas nascem influencia no número de leitões nascidos vivos no primeiro parto.
A produção de uma porca pode ser prevista com base nos leitões nascidos vivos no primeiro parto. Além disso, as melhores porcas vão superar o rendimento das demais de forma contínua.
Apresentam-se os primeiros resultados obtidos ao cruzar dados procedentes de diferentes fontes: dados produtivos/reprodutivos com dados de máquinas de alimentação.
Os companheiros da PigChamp contam-nos em que consistirá a nova gestão de dados e as possibilidades que oferece.
Este artigo explica como o uso massivo de hormonas ajuda a sincronizar cios e partos quando a programação das cargas de trabalho, a sincronização e a estabilidade dos ritmos produtivos são aspectos prioritários.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 155506 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?