Martí Cortey
CReSA – IRTA - Espanha AutorLicenciado em Biologia (1997) pela Universitat de Girona, onde começou o trabalho em genética populacional e evolução molecular. Realizou o mestrado (2000) e o doutoramento (2005) na Unidad de Genética. Durante esse periodo, adquiriu amplos conhecimentos em genética de populações, filogenia, evolução molecular e bioinformática e sobretudo profundos conhecimentos tecnológicos sobre geração de dados de sequências, microsatélites e locus de proteínas.
Durante o seu primeiro pós-doutoramento no CReSA (Barcelona, Espanha), aplicou a sua experiência em genética de populações e evolução no campo veterinário. A análise desenvolvida para estudar as relações evolutivas dos vertebrados apenas tinha sido utilizada para investigar a evolução dos vírus e a distribuição das estirpes. Centrou a sua investigação na aplicação destas metodologias de análise no Circovirus Suíno tipo 2, um dos agentes patogénicos mais importantes em porcos a nível mundial. Em 2010, mudou-se para National Veterinary Institute (SVA, Uppsala, Suécia), aplicando os seus conhecimentos sobre a variabilidade genética dos vírus para o desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico baseadas na tecnologia PCR que pode ter aplicação directa em veterinária. Em 2012, foi galardoado com uma bolsa da Infectiopôle Sud Foundation para aprofundar os seus conhecimentos bioinformáticos num programa de pós-doutoramento da Unit of Molecular Virology, Emergence and Viral Co-evolution (UMR CNRS 7268, Marsella, França). Foi responsável pelo desenho e automatização dos protocolos para detectar vírus desconhecidos utilizando tecnologia de sequenciação de nova geração. Em 2013, começou a trabalhar nas instalações de Biosegurança Nível 3 del Pirbright Institute (Pirbright, Reino Unido) para estudar a persistência do vírus da Febre Aftosa no búfalo africano. Actualmente é investigador do IRTA-CReSA (Bellaterra, Espanha). Usando uma abordagem multidisciplinar, trabalha para melhorar a imunidade protectora frente ao vírus do Síndrome Respiratório e Reproductivo Suíno, com o objectivo de melhorar a competitividade da indústria suína espanhola.
Tem um amplo conhecimento em virologia, genética de populações, evolução molecular e bioinformática e um conhecimento tecnológico profundo sobre a sequenciação de Sanger e de nova geração, que tem muitas aplicações em medicina veterinária, estudando a evolução dos vírus, a patogenicidade e a distribuição das estirpes. Participou activamente em 10 projectos nacionais e 6 internacionais de I+D+i financiados em convocatórias competitivas, publicou mais de 50 artigos científicos revistos e capítulos de livros e mais de 40 comunicações orais e posters em congressos nacionais e internacionais. Também é membro do International Committee on Taxonomy of Viruses e da Sociedad de Biología Catalana.
Curriculum actualizado: 09-Abr-2016
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista