Portugal: publicada legislação que estabelece as normas gerais do PEPAC
Foi publicado, no passado dia 24 de Fevereiro, o Dec-Lei nº 12/2023 que estabelece as normas gerais do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Foi publicado, no passado dia 24 de Fevereiro, o Dec-Lei nº 12/2023 que estabelece as normas gerais do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal.
As importações de carne de carne congelada, refrigerada e miudezas aumentaram generalizadamente em 2022.
As exportações e importações espanholas de alimentos, bebidas e tabaco aumentaram durante 2022 em 13% e 12% numa base anual, respectivamente.
De acordo com os dados publicados pelo GPP, fornecidos pelo INE como dados preliminares, relativos ao comércio externo de Portugal, a saída de porcos para abate diminuiu em 2022 .
O mercado é aberto à carne não processada inteira ou em pedaços, sem restrições ao comércio directo.
De acordo com os dados preliminares, relativos aos abates de suínos em Portugal em 2022, estes apresentam uma redução de 0,2% no total de porcos abatidos.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153755 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Em 2022, o volume das exportações de carne de porco francesa diminuiu e as importações aumentaram.
Os indicadores mostram a necessidade de começar a acumular carne de porco congelada para reservas do Estado.
A Comissão foi pressionada a assegurar o abastecimento de fertilizantes, tomar medidas para reduzir os preços e aumentar a autonomia estratégica da UE em matéria de fertilizantes.
Em 2022, as exportações de carne de porco dos EUA foram inferiores às do ano anterior, mas o valor foi o terceiro mais elevado de sempre, com volumes recorde para o México.
Mais uma vez, a estimativa da produção das culturas argentinas foi reduzida, em consequência das condições climáticas adversas que acompanharam o desenvolvimento das culturas neste novo ciclo.
Os resultados para 2022 indicam uma forte procura interna de carne de porco, a qual impulsionou a produção nacional, as importações e o consumo.
O Conselho Regulador da DOP "Dehesa de Extremadura" pede que unicamente se aceitem produtos de porcos ibéricos 100% puros.
A revisão visa corrigir distorções nas estimativas dos custos unitários (R$/kg vivo) e dos índices de custo (ICPs).
Evidenciou-se um forte aumento do consumo de carne de porco, o qual foi suportado pelo aumento da produção nacional e pela diminuição do comércio internacional tanto em importações como em exportações.
O abate de suínos cresceu 2,7% no 4º trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros nº 15/2023 de 10 de Fevereiro, que cria a estrutura de missão para a gestão do PEPAC de Portugal no continente
No passado dia 10 de Fevereiro, foi publicado o Dec.-Lei nº 11/2023 que procede à reforma e simplificação dos licenciamentos ambientais, no âmbito do SIMPLEX.
A nova projecção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sinaliza um aumento de 38,2 milhões de toneladas em relação à campanha anterior.
Atentos a este cenário e a pontuais problemas logísticos, vendedores limitam a disponibilidade de lotes, enquanto outros elevam os valores pedidos.
Os preços mundiais do arroz e do milho aumentaram, enquanto os preços da cevada e do trigo caíram em Janeiro.
Os matadouros produziram 7 milhões de toneladas de carne, menos 1,3 milhões de toneladas do que o recorde de 2016.
Os preços mundiais da carne de porco diminuíram ligeiramente em Janeiro devido a uma oferta abundante de animais abatidos e a importações da China inferiores ao esperado.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista