Apresentação
A síndrome reprodutiva e respiratória suína (PRRS) é uma das doenças comuns da produção suína que causa maiores perdas económicas. Estas perdas derivam tanto da mortalidade directa em leitões e da perda de gestações, como do incremento de dias a mercado ou dos custos adicionais de alimentação ou medicação. O controlo da PRRS é uma questão difícil que requer um bom conhecimento da epidemiologia da infecção, dos fundamentos de biossegurança que facilitem a manutenção de uma exploração como livre, dos métodos e protocolos de diagnóstico aplicáveis com as suas vantagens e limitações e dos métodos de controlo, incluindo a vacinação. Em qualquer caso, o controlo da doença será multifactorial e, partindo de umas bases gerais e uns princípios que há que respeitar, deverá ser ajustado às situações concretas de cada exploração.
O presente curso ajudará o aluno a adquirir os conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de um programa de controlo de PRRS numa exploração.
Este curso é realizado no campus CReSA (Centre de Recerca en Sanitat Animal)
A quem se dirige:
Veterinários de suíno, serviços técnicos de empresas relacionadas com a saúde, nutrição ou produção animal, técnicos de cooperativas pecuárias, veterinários de ADS, responsáveis de qualidade e/ou segurança alimentar e técnicos de laboratórios de saúde animal. Também está dirigido a alunos do grau de veterinária que se queiram especializar em suínos, assim como para estudantes do master em sanidade e produção suína.
Professores:
- Dr. Enric Mateu, Professor Titular do Departamento de Sanidade e Anatomia animais. Faculdade de veterinária (Universitat Autònoma de Barcelona) – Adscrito al CReSA.
Doutor em Veterinária pela UAB. A sua investigação centra-se nas doenças infecciosas do suíno e é autor de numerosos artigos nacionais e internacionais neste âmbito. Responsável do serviço de diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas da UAB (LVDMI).
Objectivos
O curso pretende dotar o estudante das bases fundamentais na área da epidemiologia, diagnóstico, biossegurança e métodos de controlo de PRRS, assim como exercitar a sua destreza na resolução de casos práticos.