Como podemos melhorar os tratamentos antibióticos que fazemos nos suínos

Como podemos melhorar os tratamentos antibióticos que fazemos nos suínos

Apresentação

A utilização de antibióticos em produção animal, dentro dos programas habituais de medicina preventiva, pode ter contribuído para o aparecimento de resistências aos antimicrobianos. Este facto, além de ocasionar uma redução da eficácia dos antibióticos mais frequentemente utilizados para o controlo das doenças nos animais de produção, poderá acarretar um problema de saúde pública.

No presente curso serão revistos os  aspectos básicos da farmacologia clínica veterinária necessários para estabelecer adequados protocolos de tratamento em medicina e produção suína. O objectivo fundamental do curso é rever os protocolos necessários para optimizar os tratamentos antibióticos aplicados no suíno desde o punto de vista clínico e, ao mesmo tempo, reduzir o aparecimento de resistências antimicrobianas tendo em conta a epidemiologia das principais doenças bacterianas suínas.

Este curso realiza-se em CAMPUSAL, Campus virtual da sanidade e segurança alimentar, o espaço formativo da AGROGESTIIC na internet.

A quem é dirigido:

Veterinários de suínos, serviços técnicos de empresas relacionadas com a saúde, nutrição ou produção animal, técnicos de cooperativas de produção animal; responsáveis de qualidade e/ou segurança alimentar e técnicos de laboratórios de saúde animal. Também é dirigido a alunos do grau de veterinária que queiram especializar-se em suínos assim como para estudantes do master em sanidade e produção suína.

Professores:

  • Dr. Lorenzo Fraile, Professor agregado da Universitat de Lleida (UdL).
    Doutor em Veterinária no ramo de Farmacologia experimental e clínica, pela Faculdade de Veterinária de Zaragoza. Trabalhou como veterinário especialista em suínos para Cargill Espanha S.A e Picber, S.A durante nove anos. Foi investigador do “Centre de Recerca en Sanitat Animal” (CReSA), a tempo inteiro, durante seis anos e, actualmente, trabalha como professor assistente na UdL. Continua a colaborar com o CReSA e outros centros de investigação em projectos de desenvolvimento para melhorar as ferramentas disponíveis em medicina preventiva veterinária. Publicou numerosos artigos em revistas científicas nacionais e internacionais.

Objectivos

Neste curso, serão revistos os aspectos essenciais da farmacologia clínica veterinária necessários para estabelecer protocolos adequados de tratamento em medicina e produção suína. O objectivo fundamental do curso é rever os protocolos necessários para optimizar os tratamentos antibióticos aplicados em suínos do ponto de vista clínico e, ao mesmo tempo, reduzir o aparecimento de resistências antimicrobianas tendo em conta a epidemiologia das principais doenças bacterianas suínas.

Modalidade

Formação à distância

Duração: 10 horas lectivas

O material didáctico consiste nas gravações ao vivo das aulas e o seu correspondente material de apoio (apresentações de diapositivos do professor(es) e artigos técnicos de interesse). O acesso a este material é livre nas 24 horas do dia, 7 dias por semana, durante um total de 60 dias a partir do início da actividade formativa. Durante todo este tempo os alunos poderão fazer chegar as suas perguntas a/aos professor/es contactando-os directamente

Programa

Tema 1. Quais os conceitos básicos sobre antibioterapia devemos conhecer? O que diz a teoria

  • Rever os conceitos básicos de farmacologia que permitem identificar os fármacos mais eficazes para cada infecção: farmacocinética; farmacodinâmia; resistência aos antibióticos.
  • Conhecer como é avaliada a eficácia clínica de um antimicrobiano mediante modelos farmacocinéticos-farmacodinâmicos (modelos PK-PD).

Tema 2. Como aplicamos estes conceitos básicos na prática

  • Penetração dos antibióticos em lugar de acção;
  • Como estabelecer o protocolo posológico pelo laboratório farmacêutico;
  • Como saber se a “minha” infecção bacteriana pode ser tratada com certa segurança de êxito.

Tema 3. Antibióticos de maior uso em suínos

  • Revisão da sua farmacocinética, farmacodinâmia, interacções e efeitos secundários.

Tema 4. Como podemos melhorar os tratamentos no mundo real

  • Discutir como podem ser melhorados os tratamentos aplicados em condições de campo e rever aspectos relacionados com o uso de antibióticos não contemplados na bula.
  • Análise de casos práticos.
  • Implicações legais. Breves comentários.

Discussão de casos práticos

  • No curso serão trabalhados dois casos práticos: um de índole respiratória e outro de índole digestiva.

Certificação

A participação será reconhecida mediante a entrega de um Certificado de Realização do curso, expedido por Agrogestiic Para a obtenção desse Certificado será necessário aceder a todos os temas e superar os correspondentes questionário.s de avaliação.

Não são estudos de formação certificada nem dão direito à obtenção oficial de grau

Inscrição e preço

Como podemos melhorar os tratamentos antibióticos que fazemos nos suínos85,00 €

O curso pode ser realizado em qualquer momento já que o período de matrícula está sempre aberto. Uma vez que o aluno tenha efectivamente pago a sua inscrição terá acesso imediato ao curso. A partir desse momento disporá de 60 dias para realizar a actividade formativa.