logo_cresa.png
 

O Centre de Recerca en Sanitat Animal (CReSA) é uma fundação pública dedicada à investigação e ao desenvolvimento tecnológico, os estudos e o ensino no âmbito da sanidade animal, em colaboração com outras instituições e com o sector privado. O CReSA foi criado por iniciativa da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e dol Institut de Recerca i Tecnologia Agroalimentàries (IRTA) para responder aos problemas e desafios do sector produtivo.

Desde a sua criação há 13 anos, o CReSA conseguiu reunir uma importante massa crítica de cientistas, e actualmente conta com 38 investigadores doutorados, veterinários e biólogos, especializados nas áreas de virologia, bacteriologia, imunologia, entomologia, patologia, epidemiologia, parasitologia, priões, diagnóstico, controlo de doenças e estudos de campo, entre outras disciplinas.

Uma das prioridades do CReSA é a transferência para o sector, dos avanços científicos alcançados e a assessoria a veterinários, empresas e administração pública. Assim, a partir do CReSA organizam-se anualmente actividades de formação científica e técnica dentro do âmbito da sanidade animal. Exemplos de êxito destas actividades são os programas de formação especializados CReSA Training Programs e a revista de divulgação científica CReSAPIENS.

Mais de metade da investigação e das actividades que se realizam no CReSA está orientada para o estudo das doenças do porco. Por isso, o CReSA colabora com a plataforma 3tres3.com em diversas iniciativas, sendo a mais recente a estreia destes novos cursos de formação on-line, que permitirão formar e actualizar os profissionais do sector nas doenças dos suínos que têm maior repercussão económica e sócio-sanitária.