Semana de 13-Set-2018

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Validar

Resultados

Resposta errada

Esta forma de lordose e cifose afectava mais de 5% dos porcos de engorda desta exploração, independentemente do sexo, ainda que os machos estavam mais afectados que as fêmeas. Isto pode estar relacionado com o seu crescimento mais rápido relativamente às fêmeas. A descoberta de exostoses ósseas nas costelas e o engrossamento das uniões costocondrais na necrópsia sugeriram uma desordem metabólica relacionada com a dieta, que provocava uma mineralização óssea pobre. O aparecimento precoce do problema, em combinação com coxeiras a partir das 5 semanas de vida, fizeram pensar que o problema podia ter a sua origem na fase fetal. Portanto, a investigação centrou-se na dieta das porcas em gestação. Detectaram-se níveis elevados de vitamina A e um rácio Ca-P baixo. Com a correcção das dietas a situação melhorou.

A cifose nos porcos pode ser secundária a diversas lesões primárias localizadas nas vértebras, como osteomielite, fracturas, neoplasias e transtornos metabólicos. Também foram sugeridas outras causas como dor nas patas e nos costados, stress muscular na coluna vertebral, chegada precoce dos machos à puberdade e infecções virais intrauterinas. Também há a possibilidade de ser um problema genético.

A cifose e a lordose podem ser um factor de perda de valor da carcaça em consequência da dificuldade em processar os músculos em redor da coluna.

A foto da semana

Semana de 17-Abr-2024

Esta porca foi desmamada há duas semanas e tem esta lesão. Qual é a causa mais provável?

Semana de 11-Abr-2024

Aumento de hemorragias subcutâneas e hematomas na pele de leitões de 7 dias de vida que tinham nascido normais. Alguns dias após o aparecimento dos sintomas, a mortalidade é elevada. Qual é a causa mais provável?

Semana de 04-Abr-2024

Leitão recém-nascido que não se consegue manter em pé para caminhar. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 28-Mar-2024

Aumento de desmamados atrasados com dificuldades na respiração e má resposta a antimicrobianos. A mortalidade ascende de 4 a 30%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 20-Mar-2024

Houve um aumento de desmamados em mau estado, com respiração abdominal difícil e má resposta ao tratamento antimicrobiano. A mortalidade oscilou entre 6 e 15%. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 14-Mar-2024

Nas primeiras 8 semanas após o desmame observou-se diarreia, mau estado e mortalidade elevada. Todos os porcos necropsiados tinham as mesmas lesões macroscópicas que o da foto. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 07-Mar-2024

A exploração tem um aumento de tosse e uma taxa de crescimento baixa. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 29-Fev-2024

Que doença poderá ser a causa deste tipo de lesão?

Semana de 22-Fev-2024

Úlcera no divertículo prepucial de um varrasco adulto abatido devido a uma hemorragia persistente no ejaculado. Qual é a causa mais provável?

Semana de 15-Fev-2024

Qual é a causa mais provável desta lesão que se detectou em >10% dos pulmões no matadouro provenientes de uma exploração de ciclo fechado?

Semana de 07-Fev-2024

Que doença infecciosa é a causa mais provável das hemorragias nas superficies serosas deste porco de engorda que foi encontrado morto?

Semana de 01-Fev-2024

A hiperplasia dos gânglios linfáticos mesentéricos costuma estar relacionada com:

Semana de 24-Jan-2024

Qual é a causa mais provável desta lesão vista, em Janeiro, num leitão de 10 dias numa exploração ao ar livre?

Semana de 18-Jan-2024

Esta diarreia não fatal está presente em leitões de 10 dias. Qual é a causa primária mais provável?

Semana de 11-Jan-2024

Qual é a causa desta lesão hepática numa porca em fase de gestação avançada encontrada morta?

Semana de 04-Jan-2024

Há um aumento das rejeições parciais no matadouro associadas a lesões cutâneas e a artrites. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 27-Dez-2023

Este porco de 6 semanas de idade tem lesões não pruriginosas na pele. O que poderá ser?

Semana de 21-Dez-2023

Qual é a causa mais provável desta afecção?

Semana de 14-Dez-2023

Há um surto de mortes repentinas, inapetência, febre alta e dificuldade em respirar em porcos de 15 semanas até ao abate. A inspecção no matadouro mostra pulmões como os da imagem. Qual é a causa mais provável?

Semana de 07-Dez-2023

Há algo estranho com algum dos porcos da foto?

Semana de 30-Nov-2023

Este é um leitão com 7 dias que nasceu com esta condição na pele. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 23-Nov-2023

Uma porca desmamada de primeiro parto não pode suportar o seu peso. Mostra uma má resposta a antibióticos e AINE. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 15-Nov-2023

Este leitão está letárgico e não tem comichão. Qual é a causa?

Semana de 09-Nov-2023

Esta lesão é provocada por:

Semana de 02-Nov-2023

Esta lesão é causada por:

Semana de 26-Out-2023

Ocasionalmente observa-se esta lesão na placenta após uma gestação normal. O que é o que significa?

Semana de 19-Out-2023

Nesta jaula de gestação a slat está mais baixa que o corredor e a porta traseira está rente ao chão. Qual dos seguintes comentários é correcto?