Semana de 23-Jan-2025

Detectou-se um aumento de porcos marrecos entre as 6 e as 8 semanas de vida, que afectava mais de 5% dos porcos da exploração, independentemente do sexo. Qual pode ser a causa?

Validar

Resultados

Resposta errada

Esta forma de lordose e cifose afectava mais de 5% dos porcos de engorda desta exploração, independentemente do sexo, ainda que os machos estavam mais afectados que as fêmeas. Isto pode estar relacionado com o seu crescimento mais rápido relativamente às fêmeas. A descoberta de exostoses ósseas nas costelas e o engrossamento das uniões costocondrais na necrópsia sugeriram uma desordem metabólica relacionada com a dieta, que provocava uma mineralização óssea pobre. O aparecimento precoce do problema, em combinação com coxeiras a partir das 5 semanas de vida, fizeram pensar que o problema podia ter a sua origem na fase fetal. Portanto, a investigação centrou-se na dieta das porcas em gestação. Detectaram-se níveis elevados de vitamina A e um rácio Ca-P baixo. Com a correcção das dietas a situação melhorou.

A cifose nos porcos pode ser secundária a diversas lesões primárias localizadas nas vértebras, como osteomielite, fracturas, neoplasias e transtornos metabólicos. Também foram sugeridas outras causas como dor nas patas e nos costados, stress muscular na coluna vertebral, chegada precoce dos machos à puberdade e infecções virais intrauterinas. Também há a possibilidade de ser um problema genético.

A cifose e a lordose podem ser um factor de perda de valor da carcaça em consequência da dificuldade em processar os músculos em redor da coluna.

A foto da semana

Semana de 16-Jan-2025

Há um caso de mortes súbitas em porcos de engorda. Não há outras descobertas pós-mortem à parte de endocardite valvular. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 08-Jan-2025

Muitos leitões de diferentes ninhadas apresentam um eritema cutâneo. Qual é a causa deste problema?

Semana de 02-Jan-2025

Há uma mancha de sangue na área costocondral que afecta a pleura. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 26-Dez-2024

Na inspecção no matadouro foi detectada uma compressão da espinal medula nesta carcaça. Que poderá ter causado esta lesão?

Semana de 19-Dez-2024

Pulmão com petéquias e congestão generalizadas. Qual é a causa mais provável?

Semana de 12-Dez-2024

Este porco apresentava uma boa condição corporal, estava anémico e morreu de repente. O conteúdo intestinal é de cor escura. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 04-Dez-2024

Aumentaram as tosses e os porcos atrasados na exploração. Qual é a causa mais provável desta lesão?

Semana de 28-Nov-2024

Esta porca tem uma massa protuberante atrás. Qual é a causa mais provável?

Semana de 21-Nov-2024

Um lote de porcos chega ao matadouro com lesões cutâneas em redor da zona perineal e na zona inferior do corpo. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 14-Nov-2024

Porca com lesões cutâneas rejeitada no matadouro por bem-estar. O que terá causado estas lesões?

Semana de 06-Nov-2024

Este porco tem uma massa que sobessai na sua parte posterior, de que se trata?

Semana de 30-Out-2024

É encontrada, num parque, uma porca gestante com sangue na vulva. O que o poderá ter causado?

Semana de 24-Out-2024

Leitão desmamado deitado incapaz de andar, com movimentos de remo, olhos a girar e opistótono. Qual é a causa do problema neste caso?

Semana de 17-Out-2024

O leitão desmamado que está à esquerda está pálido em comparação com o da direita (normal). Estes leitões pálidos crescem mais devagar. Qual é a causa deste problema?

Semana de 09-Out-2024

Uma porca de primeiro parto apresenta uma coxeira no terço posterior quando é desmamada. Pouca resposta a antibióticos e a AINE. Na necrópsia vê-se separação da cabeça do fémur na zona da placa de crescimento. Qual a causa?

Semana de 03-Out-2024

Algumas porcas e marrãs morreram repentinamente nos últimos meses sem terem quaisquer sinais clínicos aparentes. Há hemoperitoneu e esplenomegália na necrópsia. Qual é a causa?

Semana de 26-Set-2024

Porcos com 15 semanas desenvolvem manchas púrpura nas extremidades posteriores que se estendem por todo o corpo. A mortalidade é elevada. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 19-Set-2024

Estes leitões foram injectados na perna com ferro dextrano quando tinham 2 dias de vida e morreram nas primeiras 24 horas após serem injectados. O que terá causado este problema?

Semana de 12-Set-2024

Leitões atrasados, com abdómens inchados. A área perineal é anormal quando inspeccionada. O que provoca esta condição?

Semana de 04-Set-2024

Esta nulípara está pálida e tem diarreia sanguinolenta, qual poderá ser a causa?

Semana de 29-Ago-2024

O que pode ser o causador das grandes escamas castanhas na pele do lombo desta porca?

Semana de 21-Ago-2024

Esta porca gestante está constantemente a morder a barra que está por cima do comedouro. O mais provável é que se deva a quê?

Semana de 16-Ago-2024

Verifica-se a existência de algumas lesões nos tetos ao inspecionar o úbere desta porca. Qual poderá ser a causa?

Semana de 08-Ago-2024

São detectados abcessos múltiplos (piémia) ao realizar uma necrópsia num porco de engorda. Qual é a causa desta lesão?

Semana de 01-Ago-2024

Morte súbita em porcos de 6 a 8 semanas de idade. Cadáveres pálidos, com um fluido abdominal hemorrágico com filamento de sangue coagulado e ruptura hepática. Excesso de líquido no tórax. Coração e músculos pálidos. Qual é a causa mais provável?

Semana de 17-Jul-2024

Há um aumento das repetições cíclicas e acíclicas e de abortos, nascidos mortos e mumificados. As porcas estão afectadas independentemente do seu número de parto. Qual é a causa deste aborto?

Semana de 11-Jul-2024

Porco com boa condição corporal, mas estava anémico e morreu de repente. O conteúdo do estômago era muito escuro.