Maneio reprodutivo: Indução da puberdade
Porquê induzir a puberdade? Se decidir induzir a puberdade, o que tenho de fazer e quando?
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Porquê induzir a puberdade? Se decidir induzir a puberdade, o que tenho de fazer e quando?
Entrevistámos Anders Christian Sørensen para discutir os objectivos de selecção genética da DanBred.
Entrevistámos Jesús Etxart para falar sobre as últimas recomendações de gestão para a porca DanBred.
Sánchez-Osorio fala-nos das principais linhas em que se baseia a gestão sanitária da Topigs Norsvin.
Neste caderno de registo, cada página corresponde a uma semana do ano, na qual são registados todas as cobrições efectuados durante a semana.
Falámos com Jonatan Sánchez-Osorio, Diretor Técnico da Topigs Norsvin Espanha, sobre os pontos de maneio essenciais para porcas com esta genética.
Quais são os objectivos de selecção da fêmea Topigs Norsvin? Jonatan Sánchez-Osorio, Diretor Técnico da Topigs Norsvin Espanha, explica-os neste artigo.
A indução do parto pode ser necessária para melhorar a capacidade do pessoal da exploração para supervisionar as celas de parto, mas seja estratégico, não induza a menos que as provas sugiram que é necessário.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153571 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Revisão sistemática para avaliar os efeitos da indução do parto na taxa de nados-mortos, peso ao nascer, mortalidade antes do desmame, peso ao desmame, duração do parto, características do colostro e do leite.
Ao utilizar uma bolsa de cintura, terá sempre à mão tudo o que precisa para assistir aos partos.
Íñigo González explica que medidas de biossegurança são tomadas nos seus núcleos e multiplicadores.
Neste artigo focamos os aspectos chave do maneio para um rendimento óptimo das porcas com esta genética. Para o efeito, falamos com Carlos Martins.
Os artigos anteriores trataram de aspectos relacionados com critérios genéticos, e orientações de gestão adequadas. Neste artigo, Tim Snider, Director Regional dos Serviços Veterinários da PIC Europa, explica os princípios básicos do programa de saúde do PIC.
Usando a base de dados de PigCHAMP Pro Europa, são analisadas as porcas adoptantes, as que desmamam quase o dobro da média da exploração.
Continuamos a nossa série de artigos sobre as diferentes empresas de genética. Desta vez, falamos de Hypor com Manuel Revilla.
Neste artigo focamos os aspectos chave da gestão para um óptimo rendimento das porcas desta genética. Para isso falámos com Pablo Magallón, veterinário do Serviço Técnico do PIC Europa do Sul.
Identificar as distintas fases do parto permite-nos monitorizar o processo e implementar medidas adequadas para maximizar o número e a viabilidade dos leitões nascidos vivos.
As porcas que se tentam recuperar após um desmame sem leitões têm um rendimento claramente menor do que a restantes e uma forte possibilidade de voltar a ter uma falha na lactação seguinte.
Iniciamos uma série de artigos sobre as diferentes empresas de genética com a PIC. Para a parte especificamente genética da PIC, entrevistamos Juan Manuel Herrero, responsável pela genética na PIC para Espanha e Portugal.
A utilização da técnica de IAU em marrãs ainda é desafiadora devido às dificuldades na taxa de passagem do catéter pelo cérvix. E, além disso, o tempo necessário para a IAU, em comparação com multíparas, tende a ser maior.
Compreender o parto e reconhecer os sinais das suas diferentes fases ajuda a desenvolver planos de maneio para melhorar as taxas de sobrevivência dos leitões.
Josep Gasa e Josep Casanovas comentam, a partir da sua posição académica e de campo, respectivamente, sobre um estudo recente sobre o efeito do stress do cio nas porcas: em que semanas afecta mais a taxa de parto? e o intervalo de desmame-cobrição? existem diferenças em função da ordem de parto?
Actualmente apenas a fracção rica é utilizada. Este artigo discute a possível utilização de outras fracções.
Continuamos com a nossa comparação de dados produtivos entre explorações de porcas de Espanha e dos Estados Unidos. Nesta ocasião centramo-nos na taxa de reposição, mortalidade pré-desmame e peso ao desmame.
Comparação de dados produtivos entre explorações de porcas de Espanha e dos Estados Unidos
A ecografia pode ser usada para visualizar as estruturas ováricas, avaliar o estado puberal e diagnosticar patologias ováricas.
Cada exploração deveria analisar o seu histórico de dados para quantificar o efeito da sazonalidade na sua taxa de partos e na sua prolificidade.
Para encerrar esta série de artigos, o especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, Javier Gil, explica a importância de um correcto maneio pós-cubrição a respeito de quando movimentar as porcas e como alimentá-las.
As respostas ao inquérito dos utilizadores da 333 sobre o tempo de gestação em porcas mostram uma tendência para gestações em torno de 115,5 dias.
Continuando com a série de artigos em que o especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, Javier Gil, nos dá os pontos-chave sobre o maneio adequado para melhorar a fertilidade e a prolificidade, este artigo detalhará aspectos importantes sobre as doses seminais e sua conservação.
A incidência e distribuição de ninhadas pequenas e os factores que afectam o número de nascidos vivos nas suiniculturas
Desde 2017, a produção de nulíparas em cio (com reflexo de imobilidade) diminui gradualmente até atingir um nível inferior a 50-60%
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153571 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista