Quem tem melhores dados produtivos, Espanha ou Estados Unidos?(1/2)
Comparação de dados produtivos entre explorações de porcas de Espanha e dos Estados Unidos
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Comparação de dados produtivos entre explorações de porcas de Espanha e dos Estados Unidos
A ecografia pode ser usada para visualizar as estruturas ováricas, avaliar o estado puberal e diagnosticar patologias ováricas.
Cada exploração deveria analisar o seu histórico de dados para quantificar o efeito da sazonalidade na sua taxa de partos e na sua prolificidade.
Para encerrar esta série de artigos, o especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, Javier Gil, explica a importância de um correcto maneio pós-cubrição a respeito de quando movimentar as porcas e como alimentá-las.
As respostas ao inquérito dos utilizadores da 333 sobre o tempo de gestação em porcas mostram uma tendência para gestações em torno de 115,5 dias.
Continuando com a série de artigos em que o especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, Javier Gil, nos dá os pontos-chave sobre o maneio adequado para melhorar a fertilidade e a prolificidade, este artigo detalhará aspectos importantes sobre as doses seminais e sua conservação.
A incidência e distribuição de ninhadas pequenas e os factores que afectam o número de nascidos vivos nas suiniculturas
Desde 2017, a produção de nulíparas em cio (com reflexo de imobilidade) diminui gradualmente até atingir um nível inferior a 50-60%
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153571 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Continuando com a série de artigos em que o especialista em inseminação artificial e reprodução suína Javier Gil nos dá os pontos-chave sobre o maneio adequado para melhorar a fertilidade e a prolificidade, este artigo abordará os critérios a serem tidos em consideração para estabelecer um padrão de inseminação correcto.
Ao longo da minha vida profissional tive a oportunidade de gerir várias explorações de porcas onde tenho visto grandes diferenças no desmame por porca e na mortalidade pré-desmame, apesar de ter praticamente as mesmas linhagens genéticas, dieta ou instalações.
Há vários anos que a inseminação pós-cervical se tornou comum na maioria das explorações de porcos. Neste artigo são revistos, com Javier Gil, especialista em reprodução e inseminação artificial de suínos, os aspectos a ter em consideração para a realizar correctamente.
Este segundo artigo analisa os dados das cobrições realizadas nos feriados a meio da semana em Espanha em 2018, embora, ao alterar as datas, os resultados pudessem ser extrapolados para cada país.
Este artigo compara o resultado das cobrições realizadas uma semana antes do dia feriado no meio da semana com as do dia seguinte.
Apesar de ser uma técnica muito conhecida, nas sua aplicação nas explorações, continuam-se a cometer erros e geram-se dúvidas que tentaremos resolver.
Os desvios no padão de consumo normal da porca durante a fase de lactação têm implicações produtivas importantes.
Na primeira parte desta série de artigos abordámos o tema de como realizar uma correcta estimulação para a entrada em cio. Neste artigo continuamos a conversar com o especialista em Reprodução e Inseminação Artificial Suína, Javier Gil Pascual e vamo-nos centrar na detecção do cio.
Numa série de artigos, o especialista em reprodução e inseminação artificial suína, Javier Gil Pascual, aborda os aspectos chave em volta da estimulação e detecção de cio e da inseminação.
Algumas rotinas de maneio estão amplamente incorporadas no trabalho diário de muitas explorações. Podemos até pensar que há uma razão lógica por trás das mesmas, mas foram cientificamente comprovadas?
Uma taxa de retenção elevada indica um bom nível produtivo?
Que índice explica melhor o rendimento: a taxa de partos ou os dias não produtivos?
O que é que tem mais peso, a exploração ou a genética?
Vale a pena comprar porcas hiperprolíficas para a minha exploração?
A gestão do sémen morto, gestão de registos, vacinas, ... são alguns exemplos com os quais vamos lidar nos 6 casos práticos seguintes.
A reprodução suína e o verão não são bons amigos. Chega o calor, diminuem as horas de sol, as fertilidades falham e nós, veterinários, inventamos mais patologias reprodutivas que no resto do ano. Porque será que fazendo sempre o mesmo não temos sempre os mesmos resultados?
As diferenças morfológicas na parede e no canal do cérvix entre porcas multíparas e nulíparas exigem dispositivos de IA profunda adaptados às características das nulíparas.
Não só está relacionado ao DNP, mas pode ter mais impacto do que podemos assumir inicialmente.
Um dos índices que está mais em voga é o referente aos leitões desmamados por porca refugada (LDPR). Este índice faz referência à quantidade total de leitões que uma porca desmamou ao longo de toda a sua vida produtiva.
A duração, frequência e momento da exposição ao macho, o rácio macho/fêmeas, métodos de exposição, uso de hormonas...
Um dia não produtivo é um dos factores principais dos DCA através do número de ninhadas desmamadas / porca / ano.
Quanto mais curto for o tratamento e menor a dose utilizada, mais barato será, mas o risco de desenvolver de quistos foliculares aumenta, o que pode acontecer com doses inferiores a 13 mg / dia.
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 153571 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista